Cio Shih Tzu Cuidados - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Cio Shih Tzu Cuidados

 Quem tem shih tzu em casa, principalmente fêmeas, precisa saber lidar com um período bastante complicado da vida do animal: o cio. 

Além de provocar acidentes em casa, devido ao sangramento, o shih tzu no cio muda seu comportamento, por isso, é necessário tomar alguns cuidados importantes.

Diferentemente do ciclo menstrual das mulheres, o cio ocorre, em média de seis em seis meses, sendo considerado o período ideal para a gravidez. 

O tamanho da cachorra interfere no seu primeiro cio, mas, normalmente, a primeira ovulação já ocorre aos seis meses de idade, em raças menores, e aos quinze meses, em cães de maior porte.

Sua cadela shih tzu está lambendo muito a área genital e urinando com mais frequência? Isso é um grande sinal de que ela pode estar no cio. 

Para comprovar, basta verificar se a vulva está inchada e, depois, seguir as dicas que separamos a seguir para ajudar você a descobrir como cuidar do shih tzu no cio!

1. MANTENHA A CADELA LONGE DO PORTÃO

Quando uma cachorra está no cio, todos os cachorros machos percebem, devido ao próprio cheiro exalado por ela. Além do mais, ela urina com frequência e atrai os pretendentes.

Para evitar isso, é importante manter a cadela distante do portão, pelo menos, temporariamente. Afinal, você não vai querer vários cachorros na entrada da sua casa à espera dela, não é mesmo?

2. EVITE PASSEIOS

Ainda que você esteja sempre acostumada a passear com sua cachorra na rua, é recomendável evitar esse hábito no período do cio. 

Se você não quer uma gravidez indesejada, é melhor não provocar os cachorros que certamente ficarão rodeando-a, esperando um simples descuido seu.

Nessa fase, é natural que os animais fiquem mais agitados, então recomendamos evitar os passeios e disponibilizar brinquedos e brincadeiras que possam ajudá-la a gastar energia.

3. TENHA PACIÊNCIA

Para as cadelas shih tzu, não é fácil enfrentar o período do cio. Com a alteração hormonal, elas podem ficar mais carentes e agitadas, exigindo que seu tutor evite dar broncas exageradas que possam deixá-las angustiadas ou estressadas. Lembre-se de dar mais atenção ao animal, transmitindo-lhe mais segurança e afeto.

4. FAÇA A HIGIENIZAÇÃO CORRETA

Ter um shih tzu em casa que esteja no cio significa encontrar manchas de sangue pelo chão constantemente. 

No entanto, é possível contar com a ajuda de fraldas higiênicas, entre outros produtos específicos, para fazer a higiene na área íntima do animal. Tomar esses cuidados pode amenizar o problema e deixar seu pet mais confortável.

5. OPTE PELA CASTRAÇÃO

Optar pela castração antes do primeiro cio é uma decisão acertada, quando não há interesse em crias. Ademais, essa escolha pode trazer vários benefícios para o shih tzu, como aumentar sua longevidade e reduzir os riscos de doenças (como câncer de mama ou de útero), além de prevenir outras complicações naturais na velhice. 

Para tanto, sempre procure um veterinário de confiança que ofereça métodos seguros para realizar o procedimento.


Via: blogdopet

Recomendamos