Essa é a Maneira correta de Escovar o pelo do seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Essa é a Maneira correta de Escovar o pelo do seu Shih Tzu

 O pêlo do shih tzu pode ser mantido longo ou curto. Uma opção é o corte filhote, que deixa seu cão com um aspecto mais novinho.

A pelagem precisa ser escovada com freqüência. Dependendo da qualidade do pêlo, podem ser necessárias escovações diárias. Alguns shih tzus não precisam mais que uma ou duas escovações por semana.

Os banhos devem ser tomados semanalmente, pois um pêlo limpo vai embaraçar menos.

Se nós surgirem, umedeça-os com um pouco de condicionador canino (alguns usam condicionador humano) e, com os dedos, desembarace-os cuidadosamente. Fique atento a área atrás das orelhas e o interior das pernas , pois tendem a embaraçar mais facilmente.

Desembarace o pêlo antes do banho, pois nós molhados são bem mais difíceis de desembaraçar.

Antes de começar a escovar, misture água com condicionador e aplique sobre o pêlo com uma garrafa de spray. Use uma escova com cerdas de metal

Comece a escovação de baixo para cima: primeiro a barriga, depois as pernas. Deite o shih tzu num lado, separe o pêlo em camadas e escove o dorso, então vire-o e faça o mesmo do outro lado. 

Por último penteie o rosto, a cabeça e a cauda. Parta o pêlo no meio das costas com a ponta de um pente. Então passe um pente fino para assegurar que não há nós.

O pelo do Shih Tzu cai muito pouco. Apenas numa idade entre os 7 e os 14 meses é que o pelo cai bastante. É nessa idade que o shih tzu perde a pelagem de filhote e adquire a de adulto. 

Aí você vai ter que escovar, escovar e escovar! Mas calma, isso dura apenas algumas semanas. De qualquer forma, é sempre bom telefonar para o Veterinário e comentar o fato de que o pelo está caindo muito. Pode ser apenas a troca de pelos, como também pode ser algo mais grave.

Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos. 

Além disso, deve estar atentos a qualquer sinal de lesão, o que requer uma visita imediata ao veterinário. A úlcera de córnea geralmente é causada por ferimentos na vista.

Quanto a hipertemia, é fundamental que os donos estejam sempre alertas. É essencial que o exemplar desta raça viva com acesso permanente à sombra, que tenha água fresca disponível, que não passeie em horários quentes e nem fique dentro de veículos ou lugares abafados.

Quanto aos banhos, cães para exposição devem ser banhados e escovados a cada 3 ou 4 dias. Os de casa mantidos com pêlo longo devem tomar a cada 5 dias e os tosados podem tomar banho apenas uma vez por semana. 

Antes de banhar seu ShihTzu, é aconselhável tirar os nós, depois de molhados, os pêlos embaraçam muito e ficam mais difíceis de trabalhar. 

A limpeza semanal dos ouvidos previne otites. Mas uma limpeza superficial, que não retire toda a cera protetora e nem acabe causando ferimentos.

Outros cuidados como oferecer uma ração de boa qualidade e a qual ele se adapte bem, não submeter o shih tzu a stress, impedir que ele tenha um contato direto com produtos de limpeza e evitar muitos banhos (semanal é suficiente) evitam vários problemas como as dermatites.

Via: amigocaofie

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato