Problemas comuns de saúde de Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Problemas comuns de saúde de Shih Tzu

 Embora shih tzus possam não ter os mesmos problemas de saúde que muitos cães maiores, eles ainda têm problemas potenciais que podem ser enfrentados mesmo quando são alimentados adequadamente e exercitados. 

Conhecendo os problemas de saúde comuns de seu shih tzu, você pode criar um plano para minimizar as chances de eles serem afetados por esses problemas.

Embora não haja garantias, vale a pena entender os seguintes problemas de saúde que seu shih tzu pode enfrentar durante a vida.

Problemas dentários

Imagem: @ loco0206
Você pode pensar que ter dentes pequenos significa ter pequenos problemas. Infelizmente, com o shih tzu, o alinhamento dos pequenos dentes em suas bocas significa que eles têm maior probabilidade de desenvolver placa e tártaro com o tempo. 


Isso pode causar doenças nas gengivas e outras condições prejudiciais à saúde bucal. Exames dentários de rotina feitos por seu veterinário podem detectar esses problemas.

Você pode ajudar a preveni-los fornecendo cuidados dentários regulares ou usando itens que ajudem a limpar o acúmulo e a manter as gengivas fortes.

Lesão no joelho

Esta é outra condição comum com shih tzu é luxar a patela. É quando a rótula se move de maneira anormal ou se desloca. 

A quantidade de movimento anormal dependerá da profundidade do sulco troclear onde a patela repousa. Se não for tratado, o movimento anormal contínuo pode criar uma condição que desenvolve artrite nos joelhos.

Problemas oculares

Como os shih tzu têm olhos grandes com órbitas superficiais, eles são vulneráveis ​​a vários problemas oculares diferentes.

  • Catarata
  • Úlceras da córnea
  • Entrópio
  • Epiforia 
  • Infecções oculares

Epiforia é a produção excessiva de lágrimas que podem manchar a pele do shih tzu sob os olhos . Já entrópio é quando uma ou ambas as pálpebras estão voltadas para dentro, o que pode causar irritação nos olhos.

Displasia retiniana

Esta é uma anormalidade na retina do olho. Em vez das camadas planas de tecido dentro da retina, elas são dobradas, o que pode causar problemas de visão e até mesmo cegueira. 

Os sintomas incluem shih tzu colidindo com objetos, mesmo que os olhos deles estejam abertos ou tropeçando, o que indica que eles podem não estar vendo com clareza.

Problemas Respiratórios

Como os shih tzu têm rostos curtos, eles são mais vulneráveis ​​a problemas respiratórios, especialmente em climas quentes e úmidos. 

Deve-se ter cuidado quando seu shih tzu for exposto ao calor e se você perceber que ele tem dificuldade para respirar, leve-o ao veterinário imediatamente.

Otite Externa

As infecções de ouvido causadas por ácaros da orelha são comuns na maioria dos cães. No entanto, os shih tzu têm orelhas caídas e os canais auditivos cheios de pelos, o que os torna ainda mais suscetíveis. Os sinais de otite externa incluem os seguintes.

  • Coçar a orelha
  • Esfregando as orelhas com as patas
  • Balançando a cabeça
  • Odor nas orelhas

Para detectar ácaros da orelha ou uma infecção em desenvolvimento, o veterinário fará o que é conhecido como citologia da orelha. Uma vez diagnosticados, eles podem prescrever a medicação adequada que irá remover os ácaros e acabar com a infecção. A higiene adequada do ouvido pode minimizar o risco.

Excesso de peso

Embora os shih tzs não tenham predisposição a engordar, eles podem ficar acima do peso se forem alimentados em excesso e não receberem exercícios suficientes. 

Seu veterinário vai pesar você shih tzu e dizer se ele está acima do peso. O remédio dependerá em grande parte da idade de seu shih tzu, de sua condição física e de quanto eles precisam perder.

Visitas regulares ao veterinário combinadas com observação adequada ajudarão seu shih tzu a ter uma vida longa e feliz.


Via: shihtzuworld

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato