3 Principais Dicas para Deixar o seu Shih Tzu sozinho em Casa com Segurança - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 Principais Dicas para Deixar o seu Shih Tzu sozinho em Casa com Segurança

Hoje o artigo do nosso blog traz algumas dicas super interessantes para você que precisa deixar seu shih tzu sozinho em casa e acaba tendo problemas de comportamento. Acompanhe!

Os afazeres do dia a dia, compromissos de trabalho, estudos e viagens, muitas vezes, nos impedem de passar o tempo que gostaríamos juntos dos nossos amigos de quatro patas. O que, por sua vez, traz um sentimento de culpa por deixar o shi tzu sozinho em casa.

Entretanto, é possível reduzir a ansiedade do shih tzu e até mesmo tornar esses momentos em casa mais divertidos e seguros. 

Por isso, acompanhe 3 dicas simples para deixar seu cachorro sozinho em casa, sem tédio e longe da ansiedade.

Quais os riscos de deixar o shih tu sozinho em casa?

Os cães são animais extremamente sociáveis, por isso precisam de muita atenção e atividades divertidas para não desenvolver sintomas de estresse e, até mesmo, uma síndrome conhecida por ansiedade de separação.

Essa situação, além de gerar transtornos para os tutores, é muito arriscado para a vida do shih tzu. No instinto de fugir do local em que está, o animal pode se ferir gravemente, além disso, a recusa em se alimentar e hidratar pode gerar problemas de saúde.

Que cuidados devem ser tomados ao deixar o shih tzu sozinho?

1. Prepare seu shih tzu para ficar sozinho

A primeira coisa a fazer para que seu cão fique em casa sozinho e em segurança, é prepará-lo para entender a situação como algo normal. 

Comece o treinamento deixando-o sozinho por alguns minutos e vá aumentando esse período de forma gradual. 

Observe os comportamentos do shih tzu e mesmo que ele apresente sintomas, como arranhar a porta, latir/uivar e chorar, não interrompa o processo. Espere ele se acalmar, abra a porta e converse em tom de voz amigável e seguro.

2. Aposte nos brinquedos interativos

Outro ponto importante é disponibilizar brinquedos e distrações para que o shih tzu não fique entediado durante o tempo em que estiver sozinho.

Aposte nos brinquedos de roer e com texturas diferentes para que ele possa liberar a energia enquanto estiver sozinho. 

Criar pequenos circuitos com brinquedos que estimulem a caça, ou deixar petiscos escondidos, é uma ótima maneira de entreter o shih tzu e não deixar que o tédio tome conta da situação.

Dica: fique de olho na segurança dos brinquedos que você deixará disponível. Certifique-se que seu shih tzu não vá engolir partes que podem causar engasgos ou problemas no sistema digestivo.

3. Fique atento à segurança do ambiente

Atenção ao ambiente é indispensável para garantir a segurança. Pense no shih tzu durante uma possível situação de fuga: observe se as janelas possuem proteção para evitar quedas, se as portas têm proteção e se móveis que podem ferí-lo estão desprotegidos.

Se seu shih tzu dorme no quarto com você, avalie a possibilidade de deixar o quarto disponível enquanto estiver fora, assim ele poderá repousar como de hábito e ainda sentir o cheirinho dos donos, trazendo bem-estar. 

Além disso, lembre-se de manter o seu animal sempre identificado para reduzir a chance de desaparecimentos.

Deixar o shih tzu sozinho em casa pode ser um momento de estresse, tanto para o tutor quanto para o shih tzu. 

Por isso, é fundamental pensar em estratégias que minimizem os transtornos, além de programar períodos específicos para dedicar ao seu amigo canino, a fim de melhorar sua qualidade de vida e desenvolvimento.

Via: dogvibe

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato