5 Coisas que Toda Mãe de primeira Viagem devem Saber - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Coisas que Toda Mãe de primeira Viagem devem Saber

 Cuidar de um shih tzu dá trabalho. Os animais são como os seres humanos – merecem toda uma dedicação, cuidados, proteção, carinho e atenção. Não é uma tarefa fácil, principalmente para quem nunca teve um animal de estimação. 

Uma vez que se decide trazer o animal para dentro de casa, é para sempre.

É muito comum “donos de primeira viagem” ter muitas dúvidas quando adquirem o primeiro shih tzu, seja ele comprado ou adotado. Por esta razão listamos alguns tópicos e dicas muito úteis para facilitar ainda mais esta tarefa.

Cuidados com a alimentação

As rações caninas são a forma mais comum para uma alimentação balanceada. Basicamente a variação de qualidade e marcas tem relação com o teor de proteína e tipo da matéria prima. 

A faixa etária deve ser respeitada e a dieta deve ser apropriada para a idade.

Filhotes de shih tzu possuem necessidades de energia e vitaminas mais elevadas durante o seu crescimento, por isso precisam de proteínas e calorias extras encontradas em fórmulas de crescimento – opte sempre pela ração específica para filhotes. 

Cães mais velhos precisam de menos, a fim de manter a aparência jovem. Existem diversos tipos e marcas no mercado, e a melhor opção deverá ser indicada pelo veterinário, na primeira consulta ao animal.

Embora a maioria das pessoas pense que cães são altamente carnívoros, na realidade eles são onívoros – comem plantas e tecido animal, portanto podem se desenvolver com uma dieta vegetariana bem balanceada.

Banhos e outros cuidados

Recomendam-se os banhos para acima de 45 dias de idade, e deve ser com água morna, sempre protegendo os ouvidos com algodão, para evitar a entrada de água. Pode usar sabão de coco ou shampoo neutro, de preferência próprio para cães. 

Pode-se usar, ainda, shampoos anti-pulgas e específicos para cada tipo de pelagem. Shih Tzu de pelagem longa podem usar um condicionador específico para ajudar a desembaraçar, assim como devem receber a primeira tosa higiênica aos 3 ou 4 meses, e, após isso, tosas periódicas a cada 2 meses. 

Além disso, é importante escovar seus pêlos diariamente para que eles não embaracem, para retirar pêlos soltos e evitar outros problemas de pele.

Saúde

Ao comprar oua dotar um SHIH TZU, deve-se agendar uma primeira visita ao veterinário. Não se esqueça de levar todo o histórico médico com você assim como todos os documentos que adquiriu ao comprar/adotar o seu shih tzu e uma amostra de fezes recentes. 

O veterinário vai lhe mostrar todas as vacinas necessárias para seu cão. Vacinação é fundamental! A prevenção de doenças é a garantia para assegurar a saúde do seu animal de estimação.

Não “pule” etapas ou atrase o dia de vacinar para não correr o risco de aparecimento de doenças das quais algumas são até fatais. 

Castrar a fêmea é uma opção, pois não apenas evita gravidez indesejada, gravidez psicológica como também a protege de tumores mamários e infecções urinárias. 

A castração do macho protege de câncer testicular e problemas na próstata. Esses procedimentos podem ser feitos com segurança em animais jovens, de seis meses de idade.

Domesticação e treinamento

A maioria das ações que os donos definem como mau comportamento são, na verdade, comportamentos normais feitos na hora errada e no lugar errado. Procure entender sobre a psicologia canina, se informe e tenha paciência.

Muitos donos optam por inscrever seus filhotes entre 11-19 semanas de idade, em programas de treinamento – nesta idade já são perfeitamente capazes de absorver tudo o que você puder ensinar e ainda darão um salto em socialização e comportamento apropriados.

Roupinhas e outros mimos

Se você gosta de vestir seu shih tzu (e se ele também gosta) certifique-se de que as roupas não atrapalhem sua visão ou movimento. 

Os shih tzu de pelagem curta dependendo de onde vivem podem sentri frio ou calor demais em certas estações, por isso em caso de climas de temperaturas extremas as vezes a roupa é necessária. 

Dê alguns dias para que ele possa se acostumar com as roupas antes de sair mostrando para amigos e parentes.

Os sapatinho para andar na rua e evitar a sujeira funcionam, mas o cão necessita gastar suas unhas naturalmente se as mesmas não forem cortadas. 

Tingir os pêlos, tosas malucas, pendurar coisas em seu pescoço que possam machucá-los, tudo isso deve ser feito de maneira responsável, respeitando a saúde e o bem-estar do seu cãozinho, mas que a aparência. 

Seja razoável com os acessórios, eles podem ficar muito engraçadinhos mas não são bonecos. Eles também sentem calor, frio, desenvolvem alergias e sentem desconforto. Procure não se exceder neste caso.

Via: vidanimal

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato