6 Razões para Manter o Banho e Tosa do seu Shih Tzu em Dia - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 Razões para Manter o Banho e Tosa do seu Shih Tzu em Dia

 É ótimo ver nosso SHIH TZU limpo, cheirosos e penteados, mas os cuidados não são apenas uma questão de beleza. 

Na verdade, eles são vitais para a saúde e bem-estar dos animais de estimação. Confira seis razões para manter o banho e a tosa do seu shih tzu em dia, segundo o site DogTime.

1. Ajuda a prevenir pulgas e carrapatos

Um dos principais motivos para darmos banho em nossos cães é a sujeira acumulada ao longo dos dias de passeios e brincadeiras ao ar livre. 

Mas estamos enganados, a principal razão deve ser para evitar infestações de pulgas e carrapatos.

2. Remove a sujeira e a pele morta

Escovar seu shih tzu é importante para manter a pelagem dele saudável. Além de deixar seu pet mais bonito, você está ajudando seu animal a se livrar da sujeira, de pelos mortos, células da pele e caspa.

 A escovação também estimula a oleosidade natural do pelo do seu cachorro, deixando-o com uma aparência brilhante.

3. Protege os pés e ajuda a evitar complicações nas unhas

Cortar as unhas do seu shih tzu pode ser uma tarefa difícil. É melhor deixar esse serviço para um profissional se você não se sentir confiante para a missão. 

Mas não deixe de fazê-lo. Ter as unhas compridas pode ser desconfortável para seu animal de estimação, afetando até a maneira dele de andar. 

Caminhar apoiando nas laterais das patas pode levar seu shih tzu a ter artrite e até mesmo deformações ósseas.

4. Ajuda a evitar possíveis infecções de ouvido

Garantir que as orelhas do seu shih tzu estão limpas é essencial para evitar infecções, que causarão desconforto em seu animal de estimação. 

Cães com orelhas especialmente longas e moles correm mais riscos de doenças. Verifique regularmente para evitar complicações.

5. Mantém a saúde bucal

Quando se trata da higiene bucal, os cuidados precisam ser diários. Para muitos cães, recomenda-se escovar os dentes ao menos uma vez ao dia para prevenir cáries ou problemas na gengiva. 

Manter uma dieta saudável também ajuda na saúde bucal do seu shih tzu. Cuidados diários podem reduzir a necessidade de limpezas profissionais, que podem pesar no bolso.

6. Permite que você verifique se há anormalidades

A vantagem de cuidar de perto do seu animal de estimação é que você conhece melhor o corpo dele. Isso facilita a identificação de protuberâncias ou manchas incomuns. 

Quanto mais rápido um problema é detectado, mais cedo você poderá levar seu shih tzu ao veterinário. Preste atenção ao comportamento do seu shih tzu quando recebe cuidados de banho e tosa. 

Se ele mostra dor ou se afastar, pode ser um sinal de que alguma coisa está errada.


Via: petepop

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato