Os Shih Tzu sente Saudade? Entenda como esse Sentimento se Manifesta no universo Canino - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os Shih Tzu sente Saudade? Entenda como esse Sentimento se Manifesta no universo Canino

 Como saber se O SHIH TZU sente saudade? Desvendedamos esse mistério para você!Como saber se SHIH TZU sente saudade? Desvendedamos esse mistério para você!

Afinal, é verdade que Os shih tzu sente saudade?

Thainara Meloquero

Os shih tzu têm um jeitinho bem particular de expressar suas emoções e, por mais que eles não sejam capazes de dizer com palavras, eles demonstram com atitudes - a famosa linguagem canina. 

Sabe aquele olhar de cão tristonho quando você está prestes a sair de casa? Isso não acontece à toa. Os shih tzu fazem isso por um simples motivo: cachorros sentem saudade de seus donos e esse é o jeito que eles encontram para mostrar esse sentimento. 

Mas calma, isso não quer dizer que os cachorros sejam capazes de sentimentos tão complexos quanto o ser humano.

Na verdade, segundo uma pesquisa desenvolvida pelo neurocientista Gregory Berns, o que de fato ocorre é que quando os cães estão perto de alguém que eles amam, há um aumento dos níveis de oxitocina no seu organismo. 

Esse hormônio, por sua vez, é responsável por aumentar o bem-estar dos animais e reduzir problemas como estresse e ansiedade. 

Por isso que, quando o tutor precisa se ausentar por algum motivo, o cachorro sente falta do dono e da sensação que ele provoca.

É importante saber o que fazer para seu shih tzu não sentir sua falta sempre que você sairÉ importante saber o que fazer para seu shih tzu não sentir sua falta sempre que você sair

Sentir um pouquinho de saudade é normal, mas é importante se atentar para que isso não afete tão gravemente o bem-estar do seu amigo de quatro patas. 

Às vezes, quando o shih tzu sofre de saudade, alguns comportamentos podem (e devem) ser observados para tentar reverter essa situação o quanto antes. 

Os sinais mais claros de que o shih tzu está com esse problema, designado ansiedade de separação, são quando o animal late ou uiva excessivamente sempre que o seu tutor sai de casa. 

Além disso, em alguns casos, o shih tzutambém se recusa a se alimentar na ausência do seu dono e pode apresentar perda de peso com o tempo. 

Também é importante ficar de olho para ver se não aparece nenhum machucadinho pelo corpo do cãozinho, já que alguns cachorros tendem a começar a se ferir propositalmente para chamar a atenção do tutor. 

Felizmente, existem algumas formas de amenizar a ansiedade de separação e, em último caso, o tutor ainda pode recorrer às técnicas de adestramento. 

Mas atenção, não esqueça de levar seu amigão no veterinário, hein? A ansiedade de separação pode causar alguns problemas na saúde do pet e é importante manter essa observação.

Entenda por que o shih tzu sofre quando muda de dono

Se ele ainda for um filhote, a possibilidade de o shih tzu sofrer quando muda de dono é bastante reduzida, já que o animal ainda está em processo de adaptação ao ambiente e às pessoas que o rodeiam.

 No entanto, quando se trata de um cachorro adulto ou idoso, e que já está com o tutor há um tempo considerável, esse processo se torna bem mais complicado. 

O fato é que o cão cria um apego pela família na grande maioria das vezes e essa separação mexe muito com o sentimento desses animais. 

Então sim, o cachorro sente falta do dono quando é doado ou quando o tutor falece. Por isso, é um processo que deve ser feito com bastante cautela para que o cachorro consiga se adaptar a essa mudança da melhor maneira possível. Caso contrário, pode acabar gerando um grande trauma na vida do cãozinho.

Saiba o que fazer para seu shih tzu não sentir tanta saudade assim!

Não tem jeito: os cachorros sentem falta, mas os donos têm que trabalhar e fazer outras coisas fora de casa, e nem sempre dá para levar o doguinho junto. 

Mas então, o que fazer para seu shih tzu não sentir sua falta nesse meio tempo? Bom, existem algumas alternativas para te ajudar nessa missão: a primeira delas é investir em brinquedos interativos. 

Eles ajudam o seu shioh tzu a se distrair enquanto você não estiver em casa e ainda são uma ótima maneira de estimular as habilidades cognitivas dele. 

Além disso, outras alternativas também são contratar um pet sitter para cuidar do seu cãozinho ou um dog walker para levá-lo para passear. 

Se isso estiver fora do seu alcance, não tem problema: você também pode deixar uma peça de roupa com o seu cheiro pertinho do shih tzu para ele matar as saudades ou colocar uma música ambiente para distraí-lo e até aliviar a ansiedade gerada pela falta do dono. 

Se o seu shih tzu tiver a companhia de outro animal, se torna mais fácil ainda lidar com o período em que fica sozinho em casa.

Via: patas da casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato