5 Dicas Para deixar o Pelo do Shih Tzu Liso e Brilhante - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Dicas Para deixar o Pelo do Shih Tzu Liso e Brilhante

 Não há como negar: , manter a pelagem do shih tzu limpinha e bonita dá trabalho. Por outro lado, é muito recompensador para os tutores quando alguém elogia a aparência do shih tzu. Por isso, aprenda como deixar o pelo do sih tzu liso e brilhante.

A seguir, separamos algumas dicas de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante. Vamos conferir?

1. Forneça uma alimentação balanceada

Assim como a gente, é por meio da alimentação que os shi tzu obtêm os nutrientes necessários ao organismo. E por meio da alimentação, os pets são favorecidos interna e externamente.

É por isso que uma alimentação balanceada é tão importante para os pelos. Mesmo a falta de micronutrientes, como a vitamina A, relacionada à formação da queratina, pode contribuir para o enfraquecimento e queda dos pelos, assim como para o surgimento de lesões cutâneas. 

Portanto, se você quer aprender como deixar o pelo do shih tzu liso e brilhante, ofereça sempre uma ração de qualidade, levando em conta a idade, o porte e as necessidades especiais do seu amigo. 

2. Atenção aos cuidados durante o banho

Os cuidados que você tem durante o banho são fundamentais para quem deseja saber como deixar o pelo do shih tzu liso e macio. 

A seguir, listamos algumas regrinhas importantes tanto para aqueles que preferem dar banho em casa quanto para os tutores que levam o shih tzu para tomar banho na pet shop:

  • Shampoos e condicionadores devem ser de uso específico para os shih tzu. Além disso, é importante que sejam utilizados produtos de qualidade, ricos em nutrientes que ajudem a dar mais brilho e maciez para os pelos, e que mantenham a produção de sebo equilibrada;
  • Enxágue bem os pelos e a pele após o uso dos produtos. O acúmulo de resíduos contribui para o surgimento de alergias,
  • Seque bem os pelos após o banho. A umidade e o calor da pelagem são um prato cheio para a proliferação de micro-organismos que causam dermatite, entre outros problemas.

Quanto à frequência, vai depender do estilo de vida de cada cachorro. Cães que vivem na área externa em geral precisam de mais banho que aqueles que passam a maior parte do tempo em casa. 

O comprimento dos pelos também determina uma maior ou menor necessidade de banho. Em geral, para os shih tzu de pelos longos, recomenda-se dar banho uma vez por semana. 

No caso da pelagem longa, além dos banhos frequentes, é muito importante saber como desembaraçar pelo do shih ztu.

3. Aposte em hidratações especiais de vez em quando

Por mais que tenhamos cuidado com os pelos, é natural que eles percam o brilho com o passar do tempo. Nesse sentido, hidratações especiais, como as que utilizam óleo de argan, são benéficas para repor os nutrientes dos pelos, dando mais brilho, maciez e evitando a formação de nós.

4. Escove os pelos do shih tzu diariamente

Ao menos nos cães de pelos médios a longos, pentear o cachorro diariamente é importante para desembaraçar os pelos e evitar a formação de nós. Mas essa não é a única vantagem da prática. 

Mesmo nos shih tzu de pelo curto, escovar o shih tzu com frequência ajuda a remover pelos mortos e sujidades acumuladas na pelagem. Estas, por sua vez, além de contribuírem para embolar os pelos — no caso de dos shih tzu de pelos longos —, também contribuem para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Daí a importância de removê-las. 

Quando se questionar como deixar o pelo do shih tzu liso, saiba que a escolha da escova mais adequada também é essencial para garantir a saúde dos pelos. Para os cães de pelo longo, como Yorkshires, prefira a escova de pinos. 

Já o pente é mais indicado para cães de pelo curto, enquanto a rasqueadeira deve ser usada apenas superficialmente, para remover os pelos mortos. Assim, você deixa a pelagem sempre bem-cuidada de acordo com as especificidades do shih tzu.

5. Leve o seu Shih Tzu ao veterinário com regularidade

Alterações no equilíbrio do organismo podem afetar, e muito, a aparência da pelagem de shih tzu. Sendo assim, se quiser manter a pelagem do cãozinho em dia, é importante cuidar da saúde dele como um todo, levando-o ao veterinário com regularidade.

Para shih tzu filhotes e idosos, a recomendação é levá-los para um check-up a cada seis meses. Já para cães adultos, o intervalo entre as consultas pode ser um pouquinho maior: em geral, uma visita por ano ao veterinário é suficiente para identificar alterações logo no início. 

Via: Petz

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato