COMO EVITAR QUE OS BIGODES DO SEU SHIH TZU FIQUEM MANCHADOS E COM ODOR - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

COMO EVITAR QUE OS BIGODES DO SEU SHIH TZU FIQUEM MANCHADOS E COM ODOR

 Quem tem seu bichinho de estimação ama ver sua pelagem branca e limpa, né? Só que às vezes o pelo acaba encardindo e ficando com aquelas manchas amareladas, amarronzadas e pior, com aparência de sujeira.

Antes de continuar preciso alertar vocês de que somente um banho não é suficiente para resolver esse problema, ou seja, deixar a pelagem branca e aparentemente limpa.

Alguns fatores também influenciam no escurecimento do pelo do shioh tzu, como: A exposição ao sol, contato com o xixi, alimentação inadequada, bebedouro irregular, pelagem molhada por conta de ambientes externos e internos, alimentos úmidos, falta de limpeza diária com a carinha do sih tzu, ausência de banhos semanais, descuido em manter os pelos da juba presos, etc.

6 Dicas para terem bigode e pelos do seu shih tzu branquinhos e limpos!

1.ALIMENTAÇÃO CERTA É ESSENCIAL

Alimentação balanceada e saudável com os nutrientes necessários ​para o desenvolvimento e saúde do shih tzu ​sem aditivos​ desnecessários (como petiscos)​. Lembre-se, o menos é sempre mais. 

​2. BEBEDOURO APROPRIADO E UM PANO LIMPO FAZ TODA A DIFERENÇA

​Bebedouro​ adequado para o cachorro não molhar e assim evitar lambança e sujidade (seque seu dog sempre que ele se molhar tomando água com um paninho macio qualquer e coloque um pano embaixo do bebedouro, assim as goteiras cairá no pano e não no chão para molhar seu shih tzu e ele se lambuzar). 

Ah! Use o paninho para limpar seu shih tzu após as refeições caso sinta necessidade.

​3. INVISTA EM RAÇÃO SECA E TENHA CUIDADO COM A ÚMIDA

Dê preferência sempre a ração seca, mas se der a úmida, não se preocupe, apenas facilite para ele comer e não se melecar sozinho. 

Por exemplo, ao invés de colocar o alimento úmido no potinho dele para ele comer, pense na ideia de você cortar os pedacinhos e colocar no pratinho para ele comer um por vez e não tudo de uma única vez.

 Se preferir você também pode dar um a um na boca dele, assim já evita dele passar a orelha, enfim, os pelos na comidinha e se sujar todo.

4. TORNE UM HÁBITO HIGIENIZAR A CARINHA

Higienize diariamente a região do rostinho do seu shih tzu, removendo assim toda e qualquer secreção ou acúmulo de sujeira. 

5. BANHO TEM QUE QUINZENALMENTE OU SEMANALMENTE E NÃO UMA VEZ AO MÊS

Higienize quinzenalmente ou semanalmente seu melhor amigo de quatro patas com um banho adequado. Nada de praticidade aqui, o negócio é dar um banho bem dado com tudo que ele tem direito. Entretanto se for o caso, dê um banho por semana. 

Mas no máximo tem que dar um banho a cada 15/20 dias. Jamais ultrapasse esse período se você quer ver seu shih trzu limpo e branquinho.

6. DESCUBRA AS MARAVILHAS DO TALCO, LENÇO UMEDECIDO E BANHO A SECO

Para manter a pelagem limpa e branca até o próximo banho, use talco, lenço umedecido ou banho a seco próprio pet sempre que for necessário, assim a sujeira e a umidade do pelo serão absorvidas por um desses produtos e removidas do seu shih tzu.

Lembre-se: Amar é cuidar. É simples.

Via: Lói Cúrcio Blog

Recomendamos