Shih Tzu comendo cocô? Entenda o que é a coprofagia e saiba como evitar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu comendo cocô? Entenda o que é a coprofagia e saiba como evitar

 Pode causar repulsa imaginar que os shih tzu comem fezes. Embora provoque estranhamento e aversão em nós, é algo que acontece com frequência, por diferentes fatores.

Um dos motivos é a falta de nutrientes no organismo. Outro é a imitação: fêmeas costumam lamber suas crias para deixá-las limpinhas, e o animal, durante seu desenvolvimento.

Mas esse comportamento pode ser prejudicial à saúde do shih tzu, já que ele corre o risco de  ingerir parasitas, bactérias e vírus com os dejetos.

O que é a coprofagia?  É o hábito que muitos cachorros adquirem de comer suas próprias fezes.

Por que o meu shih tzu come as fezes? Uma das causas é possivelmente por mímica: filhotes veem a mãe se livrando dos dejetos para limpar o recinto, e então, durante seu desenvolvimento, o shih tzu tende a fazer o mesmo. 

Outro motivo é a falta de nutrientes no organismo, seja por ausência de vitaminas devido à alimentação empobrecida ou por doenças parasitárias. 

O convívio com felinos também pode levar o shih tzu a se interessar em ingerir excrementos. 

É uma doença ou um hábito? Pode ser uma condição temporária ou hábito. O importante é não “deixar pra lá” porque pode ser prejudicial à saúde do shih tzu. Usando as ferramentas certas, é possível reverter a situação.

A coprofagia é mais comum em raças pequenas porque, nesses casos, os filhotes são mantidos em ambientes pequenos e restritos junto com a mãe, que limpa as próprias fezes e a dos bebês caso ninguém o faça. 

E, desta maneira, o filhote aprende a fazer errado.

Como evitar que o meu shih tzu como as fezes? Sempre manter os espaços de criadouros higienizados e a boa saúde dos shih trzu com alimentos completos e balanceados, adequados à idade e controle de parasitas.

Buscar orientação de um veterinário é fundamental. Em caso de deficiência nutricional, exames apontarão a causa e, consequentemente, o tratamento correto. 

Se o problema for comportamental, há produtos que auxiliam o shih tzu. Bárbara cita como exemplo um sachê da rede para misturar ao alimento e que altera cheiro e sabor das fezes, evitando o interesse do cão.

Via: bompracachorro

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato