SHIH TZU PELUDO - 4 erros que você não pode cometer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

SHIH TZU PELUDO - 4 erros que você não pode cometer

 Ter um SHIH TZU peludo é, sem dúvida, um grande desafio para tutores. Afinal, nem sempre é tão simples cuidar de um shih tzu com pelos longos, pois eles demandam bastante trabalho de cuidados, higiene e saúde. 

Por isso, a gente vai te ajudar a entender alguns dos erros mais comuns que você eventualmente comete e que podem fazer com que seu shih tzu sofra bastante.

Para aprender tudo sobre o assunto e, assim, dar mais qualidade de vida ao shih tzu, continue lendo o artigo. Vamos lá?

Os 4 erros que você não pode cometer com seu shih tzu peludo

Muitas vezes a gente acha que está fazendo algo certo pelo fato de mimar ou oferecer conforto ao dog, mas na verdade, está mais atrapalhando do que ajudando. 

Quer um exemplo? Encher o shih tzu de roupinhas e fazer de conta que ele é um bebê. A humanização do cão é algo bastante prejudicial e que pode atrapalhar a vida do shih tzu. 

Afinal, ele é um cachorro e, por isso, precisa se comportar desta forma.

O excesso de mimos parece que faz bem, mas faz mal. Só que a falta de alguns cuidados básicos que podem parecer excessivos, como banhos toda semana, são fundamentais para um cachorro peludo. 

E para te ajudar a entender melhor tudo isso, separamos uma lista com 4 erros que você não pode cometer ao cuidar do seu shih tzu. Veja:

  • Deixar o pelo sem escovar por mais de um dia;
  • Excesso ou falta de banhos;
  • Não oferecer alimentos nutritivos para o pelo do shih tzu;
  • Não observar o pelo do shih tzu com frequência;
  • Vamos, agora, nos aprofundar um pouco mais nos itens da lista acima. 

Excesso ou falta de banhos

Aqui, não podemos pecar nem pela falta, nem pelo excesso. Inclusive, ambas as situações são bastante complexas para qualquer cuidado com nossos shih tzu. O banho é um elemento fundamental para os cães peludos, pois os pelos, mesmo escovados, podem atrair e reter muita sujeira.

Só que o excesso de lavagens pode trazer problemas também, como dermatites caninas e outras condições relacionadas ao excesso de água na pele ou falta de uma secagem completa. Portanto, dê banho pelo menos uma vez por semana no seu peludo, mas sempre secando bem ele.

Não observar o pelo do shih tzu com frequência

E por fim, você não pode esquecer de observar os pelos do seu shih tzu. Este é um exercício que pode passar despercebido, mas é fundamental. É a partir da observação dos pelos que você poderá, efetivamente, descobrir problemas, parasitas e, assim tratar estas questões com antecedência.

Evitar estes erros vai deixar a vida do seu shih tzu peludo muito mais saudável. Portanto, cuide bem dele!

Via: Portal o Dog

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato