6 Coisas que Você deve Observar no Corpo do seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

6 Coisas que Você deve Observar no Corpo do seu Shih Tzu

 Cuidar de um shih tzu inclui observar todo o corpo do animal em busca de qualquer alteração que pode virar algo mais grave.

Todo cuidado é pouco quando se tem um animal de estimação em casa. Qualquer coisa inofensiva pode se tornar algo maior: uma feridinha no corpo, uma dor de dente ou um caroço sempre merecem a sua atenção. 

1) Orelha do shih tzu precisa de uma rotina de limpeza para evitar doenças

A orelha e o ouvido são partes do corpo do shih tzu que precisam de cuidados específicos. Qualquer pequena ferida ou excesso de cera, seja na parte externa ou interna, precisa ser observado para que não evolua para um quadro de otite ou sarna de ouvido - problemas que, dependendo da gravidade, podem comprometer a audição do animal. Sempre faça a limpeza com produtos recomendados pelo veterinário.

2) Pata do shih tzu: observe os coxins e as unhas

Os coxins são as almofadinhas da pata do shih tzu e precisam de cuidados específicos. Como é uma área que está sempre em contato com o chão, pode ressecar facilmente e até queimar em dias mais quentes. Além disso, um shih tzu muito ansioso e estressado pode se lamber em excesso e causar feridas.

3) Ferida na boca do shih tzu pode ocorrer pela ingestão de objetos proibidos

Os cachorros não costumam ter um filtro do que podem ou não comer. Já falamos aqui que esse comportamento de roer e destruir objetos e móveis tem uma explicação. 

Em alguns casos, dependendo do que o seu cachorro estragar, ele pode se machucar. Na hora de observar a boca dele, veja se não há feridas (tanto na parte interna quanto externa) ou resquícios presos entre os dentes.

4) Observe os dentes de shih tzu

A boca do shih tzu é porta de entrada para muitas doenças. É uma região com tendência de acumular muitas bactérias, que podem transformar problemas pequenos em infecções mais sérias. 

Na hora de escovar os dentes do animal, observe os dentes e gengiva. Veja se não há sangramentos, algum dente quebrado ou tártaro - que é um problema bem comum que, caso evolua, pode provocar a perda da dentição e dificultar a alimentação do animal. 

5) Fique atento às feridas na pele do shih tzu

As feridas na pele do cachorro podem ter muitas causas, inclusive brincadeiras com outros animais. Pulgas e carrapatos são os motivos mais comuns: sempre confira se o controle de parasitas do animal está em dia e se não há infestação no ambiente. 

Por outro lado, machucados podem indicar dermatites. Esse tipo de alergia é provocado por aspectos genéticos ou até mesmo pelo contato com acessórios como roupas e peitorais apertados, que podem friccionar a pele. 

Os diferentes tipos de sarna também se manifestam com feridas pelo corpo. Se observar algo estranho, converse com seu veterinário de confiança para que ele possa indicar o melhor tratamento. 

6) Observe as mamas e órgãos genitais dos shih tzu

Na hora de dar uma checada na saúde do seu shih tzu, deite ele de barriga para cima (aproveite para fazer aquele carinho que ele ama) e observe todo o abdômen. 

Verifique se ele não demonstra incômodo ao apertar a região. No caso das cadelas, verifique todas as mamas em busca de carocinhos e observe a vulva também. 

Inchaço, sangramento ou corrimentos podem indicar problemas mais graves, como a piometra ou tumores. O mesmo vale para os machos. 

É importante observar se o seu cachorro lambe essa região excessivamente, se há sangramento ou pus. Se notar alguma diferença, procure um veterinário.

Via:patasdacasa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato