Meu Shih Tzu está Ofegante; o que isso Significa? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu Shih Tzu está Ofegante; o que isso Significa?

 Muitos fatores podem deixar seu shih tzu ofegante, como altas temperaturas, ansiedade, cansaço e, em alguns casos mais extremos, problemas de saúde. Confira o que fazer em diversas situações

Confira os cuidados para se ter com o shih tzu ofegante

Shih Tzu ofegantes chamam a atenção de seus tutores. Afinal, eles ficam com a respiração mais rápida, o corpo todo entra em movimento e a boca fica aberta. 

Em alguns casos, chegam até a tossir, ficar com a língua roxa e aparentar muito cansaço. 

A imagem pode ser um pouco assustadora, não é mesmo? Segundo a veterinária clínica geral do AmahVet, Adriana Souza dos Santos, os cães ficam ofegantes principalmente em momentos depois de ficarem muito agitados, seja em passeios ou brincadeiras, e até mesmo em dias quentes no qual usam a respiração para fazerem a termorregulação da temperatura do corpo.

Além disso, sentimentos como o medo, raiva, estresse, dor e problemas cardíacos e respiratórios anteriores também podem deixar o animal ofegante. 

Quais os problemas que o cachorro ofegante pode ter?

É normal o shih tzu apresentar uma respiração mais ofegante depois de ficar agitado ou apresentar sinais de cansaço após uma caminhada se estiver acima do peso, por exemplo. Nesses casos, logo o animal fica bem de novo e não há motivos para se preocupar. 

Vale tomar cuidado em situações como um shih tzu muito agitado ao reencontrar o dono. O shih tzu fica tão empolgado, que a respiração fica ofegante e ele até começa a tossir. Nesse caso, segundo a especialista, podemos pensar em um colapso de traqueia. 

De tão agitado, o shih tzu não consegue respirar normalmente e, em casos mais extremos, isso leva a uma hipóxia (falta de oxigênio nas células). A situação é mais grave em cães cardiopatas, e esse problema pode levar os shih tzu à óbito. 

Que medidas eu tenho que tomar quando o shih tzu fica ofegante?

Aí vão algumas dicas de especialistas. O primeiro passo é ficar atento ao comportamento do animal. É importante deixar seu pet se recuperar do desgaste. 

Se estiver em um passeio, deixe-o descansar e não o force a continuar, pois ele pode ficar ainda mais cansado. 

Além disso, fique atento a coloração da língua, que deve se manter rósea. Se começar ficar arroxeada e o shih tzu começar a tossir ou engasgar, é bom já levá-lo para um atendimento clínico com médico de confiança,.

Também nunca ofereça água ou alimento de imediato se o shih tzu começar a ficar extremamente ofegante e agitado, pois isso pode causar engasgos.

“Só reforçando que, em dias quentes, não se deve levar o shih tzu para passeios longos. Também é preciso ter cuidados especiais com animais que possuam doença já associada como obesidade, cardiopatia, dor moderada à severa, colapso de traqueia, entre outras”, encerra a veterinária.


Via: Canal do Pet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato