Levar o Shih Tzu solto no Carro dá Multa? Saiba como Transportar seu Shih Tzu com Segurança - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Levar o Shih Tzu solto no Carro dá Multa? Saiba como Transportar seu Shih Tzu com Segurança

Andar pelos bancos e colocar a cabeça para fora da janela são ações que podem colocar em risco a vida do shitzu e do motorista

Uma das cenas mais agradáveis do trânsito é olhar para o lado e ver um shih tzu tomando vento com a cabeça para fora da janela, muitas vezes solto e no colo do motorista. 

Entretanto, toda essa “fofura” pode render uma bela multa ao condutor. Levar o seu shih tzu para passear e viajar de carro é algo comum, mas existem regras e cuidados que devem ser seguidos.

O que diz a lei?

Se o cachorro colocar a cabeça para o lado de fora do carro estará infringindo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo sem autorização. 

É uma infração de natureza grave que desconta 5 pontos na carteira de habilitação e gera multa de R$ 195,23.

Ou seja, o shi tzu deve estar 100% dentro do carro.

Também não é recomendado que o shih tzu fique solto dentro do carro. Isso porque ele pode tirar a atenção do motorista, o que vai contra o artigo169 do CTB e constitui infração leve com multa de R$ 53,20.

Como devo transportar meu shih tzu no carro?

Além dos cuidados para não tomar multa, o condutor deve garantir a sua segurança e a do shih tzu. Rosangela Gebara, integrante da comissão técnica de bem-estar animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), explica que os cachorros devem estar ou em uma caixa de transporte ou com um cinto apropriado para transportá-los. “É um cinto que prende o animal pelo peitoral.”

O equipamento de segurança deve prender o shih tzu no cinto do carro

Deixar os animais soltos no automóvel não só acarreta infração de trânsito, mas também é perigoso. “O shih tzu pode pular para o banco do motorista e atrapalhar a condução, e se houver uma batida ele será projetado para a frente”, destaca a Gebara.

Para que o seu shih tzu fique confortáveis durante o passeio de carro, Gebara indica “manter as janelas fechadas em razão do barulho e do vento. Deve-se também deixar o ar-condicionado (se houver) ligado em temperatura amena”.

Ela alerta ainda que o tutor do shih tzu não deve, de forma alguma, colocá-lo no porta-malas fechado. Tal atitude pode causar o óbito do pet, devido à falta de ventilação. “Além disso, o dono pode ser acusado de maus-tratos.”

Cuidados para viagens longas

Também é dever do “humano” manter o bem-estar do shih tzu em viagens de carro de longa duração. “A recomendação é que o dono passeie com o shih tzu e não dê alimentação de duas a quatro horas antes que o “shih tzu” entre no veículo para ele não ter enjoo com o movimento”, explica Gebara.

E se meu shih tzu for muito agitado? A especialista ressalta que podem ser usados alguns calmantes ou produtos naturais. 

“Para isso, contudo, é necessário conversar sempre com o médico veterinário do pet. Só ele pode prescrever medicamentos que auxiliam na ansiedade do shih tzu.”

Nessas viagens longas as paradas são comuns para que as pessoas estiquem as pernas, usem o banheiro e se alimentem. E isso vale para os pets também. 

“É importante fazer paradas a cada duas horas para que o animal possa andar, fazer xixi e tomar água”, finaliza Gebara.


Via: autoesporte

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato