Precisa sair de Casa? Aprenda a Acostumar o seu Shih Tzu a Ficar Sozinho - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Precisa sair de Casa? Aprenda a Acostumar o seu Shih Tzu a Ficar Sozinho

 Saiba quais medidas promovem uma separação saudável para que os shih tzu não sofram ou fiquem doentes quando estiverem sem companhia.

A quarentena contra o coronavírus intensificou o convívio entre tutores e os shih tzu. Com a gradual retomada das atividades fora de casa, a separação abrupta pode afetar a saúde dos animais, que se acostumaram a ter companhia constantemente. 

Por isso, é importante iniciar uma rotina de readaptação para o SHIH TZU. 

Os SHIH TZU podem sofrer com dependência emocional e o transtorno chamado ansiedade de separação. "Perder esse contato o dia inteiro de repente pode deixá-los medrosos e inseguros".

Isso reflete em comportamentos como inquietude (andar de um lado para o outro), vocalização ( latir e uivar constantemente), seguir o tutor por toda a casa, pedir colo ou contato a todo momento. 

A saúde física também é prejudicada: vômitos, febre, falta de apetite, fazer as necessidades fora do lugar, deixar de brincar ou destruir objetos são alguns dos sintomas. 

Faça carinho em momentos específicos

O primeiro passo é evitar dar colo, atenção ou carinho a todo momento. Claro que o afeto é importante nesse processo, mas o shih tzu precisa se "desprender". 

Cultive a distância interna 

Uma opção é ficar em cômodos distintos, assim o shih tzu começa a entender a separação. Faça isso entre uma e duas horas por dia e vá aumentanto o período com o tempo.  

Realize saídas de teste

Faça saídas curtas de casa para mostrar que você irá retornar. Comece ao poucos e aumente os minutos a cada dia, pois isso irá passar a mensagem que você vai sair, mas também voltará. 

Organize os passeios do shih tzu 

Cães gostam de uma rotina estabelecida para sair de casa. Os passeios são importantes em casos de depressão, visto que ajudam a distrair os bichanos. 

"Tente acostumá-lo a uma rotina de passeios na qual você conseguirá manter mesmo depois que voltar a trabalhar", indica Amanda. 

Enriqueça os ambientes de casa

Brinquedos, comidinhas, cobertores e caminhas são essenciais para os shih tzu terem atividades e áreas para gastar (ou recuperar) as energias enquanto estiverem sozinhos. 

"O exercício físico faz com o que o animal gaste toda a energia acumulada e isso diminui o seu nível de estresse e ansiedade", informa a veterinária. 

Para os shih tzu você pode investir em brinquedos recheados com alimentos, assim eles vão caçar a recompensa. Nos dias mais quentes, petiscos ou pedaços de frutas podem ser congelados em forminhas de gelo, assim o shih tzu vai lamber ou triturar até chegar na comida. 

Já os gatinhos adoram se divertir com arranhadores e caixas de papelão. Também é possível pendurar fios e jogar bolinhas para os felinos. 

Evite o sistema de recompensas 

Não é recomendável oferecer reforços positivos, como petiscos ou sachês, sempre que você sai ou chega em casa, visto que isso deixará os animais ainda mais ansiosos. 

Cuidado com calmantes

Florais e calmantes, como os feromônios para felinos, não devem ser usados sem orientação profissional. 

"Independente da composição dessas substâncias, elas exercem efeito no shih tzu e é importante que o veterinário te oriente sobre o que pode ser oferecido ao pet para mantê-lo mais calmo", alerta Amanda. 

E a TV para cachorros? 

Deixar a televisão ligada em canais para cães é uma opção, caso o shih tzu já esteja acostumado com o barulho do aparelho e as imagens. 

"O interesse por esse tipo de opção vai variar de pet para pet. Não deixe somente a TV e nada mais, para que, se ele enjoar de alguma atividade, tenha outras alternativas", comenta a veterinária. 

Ajuda de especialista

Se mesmo após as tentativas o shih tzu ainda tiver dificuldades de ficar só, é preciso levá-lo ao veterinário ou adestradores. Os profissionais irão indicar as melhores táticas para cada shih tzu. 

Via: revista casa e jardim

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato