Principais Doenças que os Shih Tzu apresentam no Inverno - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Principais Doenças que os Shih Tzu apresentam no Inverno

 A não ser que você tenha em casa um Husky Siberiano, um Malamute do Alaska ou um São Bernardo – animais resistentes às baixas temperaturas, graças à pelagem mais densa e camada de gordura sob a pele – há motivos de sobra para você redobrar a atenção com o seu pet nesse inverno.

A sequência de dias mais frios acaba favorecendo que os SHIH TZU fiquem mais suscetíveis às doenças típicas de inverno. E engana-se quem pensa que só as gripes e resfriados sejam ameaças aos shih tzu.

Veja as principais doenças que comprometem a vida dos shih tzu quando as temperaturas caem:

Influenza canina

Causada pelo influenzavírus, que causa uma infecção nas vias aéreas superiores, é uma doença com alta morbidade (alta disseminação), baixa mortalidade e que a maioria dos cachorros não tem imunidade natural contra a doença. 

Bronquite

Muito conhecida por nós humanos, a doença preocupa, pois pode trazer graves problemas aos caninos, já que se trata de um processo inflamatório nos brônquios dos animais, igualzinho como acontece com a gente. 

Cinomose canina

Essa não é uma doença típica de inverno, mas a enfermidade causada por um vírus parente do sarampo humano, no início apresenta sintomas parecidos com uma gripe ou bronquite: corrimento nasal, tosses e aumento da frequência respiratória.

Otite

Uma das doenças que mais causam mal-estar nos cachorros por conta de uma dor de ouvido intensa, a otite pode levar até a mudanças no comportamento. Portanto, fique atento às atitudes do seu shih tzu.

Artrite e artrose

Com a sensibilidade mais aflorada por conta do frio, você pode ser surpreendido se repentinamente o seu shih Tzu passar a reclamar de dores nas articulações.

Dermatite

O vento gelado nos convida a manter janelas e portas fechadas, mas essa falta de circulação e renovação do ar cria um ambiente perfeito para o acúmulo de fungos e ácaros, os chamados alérgenos.

Obesidade

Tem muita gente que ainda não se deu conta que obesidade é doença e que o excesso de gordura corporal pode trazer inúmeras consequências negativas para a vida do bichinho.

Não caia na tentação de aumentar a oferta de comida, pensando que o animal precisa de uma alimentação reforçada no inverno. Mantenha a dieta recomendada pelo médico veterinário e fique de olho na balança.

Via: pet love

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato