6 Formas de Fazer o Shih Tzu parar de Latir demais - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

6 Formas de Fazer o Shih Tzu parar de Latir demais

 Não tenha dúvida: Os shih tzu trazem muita alegria para dentro de casa! Sua vida nunca mais será vazia depois que você tiver um amigo peludo ao seu lado. 

O problema é que, às vezes, o silêncio também vai embora quando os nossos shih tzu resolvem latir excessivamente.

Companheiros de quatro patas podem latir por diversos motivos; seja porque estão com saudades de você, seja porque querem avisá-lo sobre algum perigo, porque estão perto de outros animais… Mas não se preocupe: seja como for, é possível controlar essa situação.

No post de hoje, você vai saber como fazer o shih tzu parar de latir com 6 dicas simples e práticas. Bora lá?

Por que o seu shih tzu late sem parar

Formas de Fazer o Shih Tzu parar de Latir demais

O latido é a maneira que o seu amigo encontra para se comunicar com você e com o resto do mundo. Mas, quando ele acontece demais, algumas razões podem estar por trás desse latido. As principais delas são:

  • sentimentos como tédio, tristeza, euforia e medo;
  • ansiedade pela separação;
  • predisposição da própria raça;
  • desejo de chamar a atenção dos donos;
  • necessidade de demarcar o seu território;
  • vontade de alertar os donos sobre estranhos por perto (pessoas ou animais);
  • dor ou problemas de saúde;
  • chamada para o acasalamento (quando uma fêmea está no cio, os machos costumam latir).

Seja qual for o caso, um SHIH TZU que late em excesso sofre, fica estressado, irrita as pessoas em volta e corre o risco de sofrer maus tratos na mão de estranhos. Por isso, é importante ajudarmos os nossos colegas de quatro patas a parar com esse comportamento.

Principais técnicas para o shih tzu parar de latir

1. Dê algo para ele se distrair

Se o seu shih tzu costuma latir por conta do tédio e da saudade que sente de você, pense em uma maneira de mantê-lo entretido nesses momentos. Que tal entregar alguns brinquedos para deixá-lo ocupado antes de você sair de casa?

2. Faça carinho

O reforço positivo é sempre importante ao lidar com o seu parceiro de quatro patas. Todo bom comportamento deve ser recompensado com carinhos, elogios e petiscos, para que ele aprenda o que é certo e o que é errado. 

Além disso, o amor nunca é demais, certo? Dê bastante atenção ao seu shih tzu quando estiver com ele e aproveite para brincar e se divertir!

3. Leve-o para passear com frequência

Você sabia que os passeios são excelentes para o seu pet? Além de fazer exercícios, os shih tzu que passeiam se tornam mais sociáveis e aprendem bastante sobre o mundo à sua volta, já que ficam mais acostumados aos estímulos externos.

4. Ignore o latido

Se você sabe que o seu shih tzu começa a latir só para ser notado, ignore os latidos assim que começarem. Assim, ele logo aprende que essa tática não funciona e para com o comportamento.

5. Elimine a motivação do shih tzu

Alguns cães simplesmente latem para aquilo que veem no mundo exterior, por acharem estranho ou mesmo legal. 

Nesse caso, uma saída possível é bloquear a visão do seu pet. Se ele costuma latir quando vê a rua pela janela, por exemplo, deixe-a fechada ou bloqueada por uma cortina.

6. Treine o seu shih tzu

Você deve educá-lo com bastante firmeza. Demonstre pelas suas expressões faciais que esse comportamento de latir excessivamente não é aceitável. 

Você não precisa elevar a sua voz — o importante é sempre repetir o comando quando o seu companheiro começar uma sessão de latidos sem fim.

Por fim, se depois de tudo isso o seu companheiro peludo não diminuir os latidos, o ideal é contar com a ajuda de um profissional capacitado, como um veterinário, um adestrador ou mesmo um psicólogo para cães, para descobrir o que pode estar por trás dos latidos.

Via: dogvibe

Recomendamos