Lidando com a Ansiedade por Separação em Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Lidando com a Ansiedade por Separação em Shih Tzu

Causa de distúrbio de ansiedade nos cães pode estar nos donos: Com a pandemia e o confinamento, a rotina e o relacionamento existente entre nós e nossos shih tzu foram totalmente modificados no último ano. 

A retomada à normalidade — que, espera-se, vai ocorrer em um futuro breve —, deixa o temor do que vai acontecer com esses animais que tiveram sua rotina alterada. As pessoas começaram a retomar o trabalho presencial depois de alguns meses de confinamento rígido. 

Tratar pet como gente: qual o limite e as consequências deste comportamento

Sintomas e causas

Para caracterizar a síndrome, esses sintomas devem ocorrer na ausência do dono ou na iminência da saída dele, com certa regularidade. 

Ela afeta mais do que a qualidade de vida dos nossos shih tzu, gerando também estresse nos donos pela destruição de objetos e sujeira e também interfere na relação com os vizinhos pelo barulho gerado pelos animais.

Por ser uma síndrome com muitos sintomas inespecíficos, sua causa não está totalmente determinada. Sabe-se que é um problema multifatorial, que é influenciado por características de cada animal, dos seus donos e do ambiente em que vivem.

Um estudo recente analisou a presença de dezenas de sintomas relacionados à sindrome e sugere que ela pode ser dividida em subgrupos, com características e, possivelmente, tratamentos diferentes. 

Porém, são necessários novos estudos para determinar quais seriam esses tratamentos específicos mais adequados e também maneiras de prevenir cada uma das formas.

O que fazer?

O tratamento nem sempre é simples, já que ela é originada por uma série de fatores. Hoje em dia, de maneira geral, o tratamento indicado se inicia no condicionamento do shih tzu.

Os shih tzu possuem um pensamento associativo. Dessa forma, a partida do dono ou figura de apego, que é o gatilho para a apresentação dos sintomas, deve passar a ser associada a algo positivo"

Os brinquedos preferidos podem ajudar a entreter o shih tzu nos momentos em que ele estiver sozinho

Uma opção é deixar um brinquedo que o shih tzu goste muito à disposição apenas nos momentos em que ele estiver sozinho, ou a utilização daqueles brinquedos em que podem ser colocados petiscos (cuidado com o excesso, que pode gerar problemas de sobrepeso), já que eles são capazes de entreter o shih tzu por um bom tempo após a saída do dono.

Outra maneira de aliviar os sintomas é tentar cansar o seu shih tzu antes da saída, fazendo com que o período em que você esteja fora de casa seja correspondente ao momento de descanso dele. 

Para isso, é indicado um bom passeio e brincadeiras antes da saída.

Na volta para casa

O momento da volta à casa também é de extrema importância. Nessa hora, os shih tzu podem apresentar uma grande excitação: pulam, lambem, latem e até choram. 

Sei que é muito difícil, mas neste momento a recomendação é ignorar o animal.

Sim, os agrados e os carinhos só devem ser realizados quando a excitação diminuir, para que o shihg tzu não associe o comportamento exagerado ao carinho recebido"

Na volta para casa, vale esperar o shih tzu se acalmar para dar carinho

Além disso, neste momento não adianta recriminar o animal por comportamentos que ele teve enquanto você estava fora. 

Uma bronca dada por um móvel destruído horas antes não será associada à destruição, e sim a algo que esteja ocorrendo no momento.

Nos casos mais graves — ou que não melhoram com as dicas acima —. um bom adestrador ou passeador pode ajudar. 

Sabe-se que o adestramento adequado é um fator que diminui . Nos casos extremos, a terapia medicamentosa pode ser indicada, mas ela sempre deve ser associada às mudanças no manejo. 

Para esses casos, a sugestão é o acompanhamento de um veterinário especialista em comportamento animal.

A influência dos donos

Porém, mais do que atuar sobre o comportamento do shih tzu, temos que atentar aos fatores relacionados a nós mesmos.

Sabemos hoje em dia que a personalidade do dono influencia na do seu shih tzu e, consequentemente, no modo como o shih tzu lida com o ambiente e com tudo ao seu redor"

A personalidade do dono influencia na do shih tzu

Temos ainda o costume de antropomorfizar os comportamentos caninos. Ou seja, atribuímos pensamentos e sentimentos humanos aos animais, que na verdade não existem.

Os shih tzu raciocinam de maneira diferente da nossa, basicamente por associação, e é preciso compreender essa forma de ver o mundo. 

Quando humanizamos suas reações, podemos acabar estimulando comportamentos inadequados.

A importância da vida ativa

Isso está relacionado ao outro fator que contribui para o aparecimento da SAS, o ambiental. Os shih tzu gostam de sair, correr, farejar e explorar o ambiente. 

Um shih tzu deixado o dia inteiro sozinho em um apartamento sem estímulos não pode expressar nenhum destes comportamentos.

Nesse caso, o ambiente inadequado que fornecemos pode ser o responsável por gerar o comportamento que não queremos. 

Mais do que isso, propiciar formas para que os cães expressem seu comportamento natural está relacionado ao seu bem-estar e à sua qualidade de vida.

É importante lembrar também que cães descendem dos lobos, animais que vivem em matilhas e, portanto, são animais sociáveis. Ou seja: os shih tzu precisam interagir com outros cães!"

Os shih tzu precisam interagir com outros cães

Por esses motivos, é indicado o enriquecimento do ambiente, com a introdução de brinquedos e atividades que possam entretê-los e também formas de promover sua socialização. 

Existem diversas opções para isso, como parques com áreas para cães ou creches, por exemplo.

Em resumo, a SAS é uma síndrome importante, com repercussão na qualidade de vida do shih tzu e de seus donos. 

Ela é influenciada por fatores próprios dos animais, mas também por outros fatores relacionados a nós e ao ambiente que proporcionamos para eles.

Agora que você tem esse tempo em casa, aproveite para analisar como é o dia do seu shih tzu. Ele tem o suficiente para expressar o seu comportamento e ser feliz? 

Se não, aproveite para fazer essas melhorias. Isso vai deixá-lo mais feliz e pode ajudar a evitar o aparecimento da SAS quando você voltar ao seu trabalho.

Via: Uol

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato