Saiba quais Frutas que o Shih Tzu pode Comer ou Não! - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Saiba quais Frutas que o Shih Tzu pode Comer ou Não!

 Embora muitas comidas sejam seguras para os shih tzu, algumas são prejudiciais. Por isso, é comum que tutores tenham dúvidas sobre quais as frutas que seu shih tzu pode comer ou não.

Para solucionar essas questões, confira o guia que preparamos sobre esses alimentos!

Frutas que o shih tzu pode comer tranquilamente

Abacaxi

Sim, o seu shih tzu pode comer abacaxi, mas sem casca nem coroa, claro. A fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a absorção das proteínas da dieta do shih tzu. 

De todo modo, lembre-se de que a acidez pode piorar quadros de gastrite.

Amora

A exemplo do que são para nós, as amoras são excelentes antioxidantes para os shih tzu. A iguaria aparece não só como uma das frutas para cachorro mas também como petisco de adestramento. Contudo, nem todos os pets gostam do azedinho da fruta. Experimente.

Banana

Muita gente fica em dúvida se o shi tzu pode comer banana, e a verdade é que a fruta é apropriada para o pet. 

As bananas são excelentes fontes de potássio, vitaminas, biotina, fibras e cobre, com baixos níveis de colesterol e sódio. Porém, devem ser consumidas com moderação, já que elas são ricas em açúcar.

Framboesa

Pode ser oferecida, mas com moderação. Isso porque contém xilitol, que pode causar hipoglicemia e insuficiência hepática nos cães. 

Portanto, nunca deixe o shih tzu comer mais do que uma xícara por dia. O lado bom é que as framboesas contêm antioxidantes — bom para peludos idosos —, pouco açúcar, além de bastante fibras, manganês e vitamina C.

Goiaba

Seu querido shih tzu pode comer goiaba, e esta é uma das poucas frutas que podem ser oferecidas com casca. 

A goiaba ajuda no funcionamento intestinal e colabora no controle da diarreia. Ademais, apresenta vitaminas A, B e C, ferro e fósforo.

Laranja

Até que o SHIH TZU pode comer laranja, mas essa não é uma das frutas favoritas dos cães. Afinal de contas, eles não gostam dos cítricos com cheiro forte.

As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Se for tentar, ofereça apenas a “carne” da laranja ao cão — sem casca nem sementes. 

No entanto, para animais que têm gastrite, elas não são aconselhadas, exatamente por causa de sua acidez.

Maçã

Seu shih tzu pode comer maçã, pois esta é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras. A fruta tem baixos teores de proteínas e gorduras, o que a torna um lanche adequado para cães idosos.

Fora que no verão, o ingrediente congelado agrada o paladar dos peludos. Entretanto, lembre-se de que o miolo e as sementes devem ser removidos.

Melão

Se você estava em dúvida se shih tzu pode comer melão, chegou a hora de se livrar dessa preocupação. Entretanto, como no caso da banana, essa fruta deve ser oferecida com moderação, sobretudo aos pets com sobrepeso e diabéticos. Ademais, é rica em água e fibras!

Mamão

Olha que boa notícia: seu querido shih tzu pode comer mamão! O mais legal é que a fruta possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. Porém, muita atenção com a papaína, uma enzima que facilita a digestão, mas que é famosa por soltar o intestino.

Manga

As mangas são frutas que os shih tzu podem comer sem preocupar os tutores. Até porque são ricas em quatro vitaminas: A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno.

Devem ser dadas com moderação, já que têm muito açúcar. Como com a maioria das frutas, antes de oferecer a manga ao shih tzu, remova a casca, o caroço e aquela parte mais dura que envolve o caroço. Isso porque ali há um pouco de cianeto, que pode causar alteração respiratória.

Melancia

Uma boa dica é que o shih tzu pode comer melancia nos dias quentes de verão. Afinal de contas, oferecer essa fruta é como dar água ao SHIH TZU. 

De toda forma, lembre-se de tirar a casca e a sementes, a fim de que elas não resultem em obstruções intestinais.

Morango

Além de ser cheio de fibras e vitamina C, o morango tem uma enzima que pode até ajudar a dar uma clareada nos dentes do shih tzu. Mas, por conta do açúcar, o cachorro pode comer morango com moderação!

Pera

Outro item liberado na lista de frutas que o shih tzu pode comer, a pera é rica em vitaminas do complexo B, além de A e C.

Contudo, mesmo sabendo que o cachorro pode comer pera, tire o talo, as sementes e a parte dura do fruto.

Pêssego

Frescos ou congelados, em pedacinhos, os pêssegos são uma grande fonte de fibras e vitamina A, podendo até ajudar a combater infecções.

O caroço, porém, contém cianeto. Então, ofereça ao shih tzu apenas a parte macia. Além disso, evite os pêssegos enlatados, que ficam mergulhados em xaropes açucarados.

Frutas que seu shih tzu não deve comer

Abacate

Todas as partes dessa fruta contêm persina, uma substância que frequentemente causa vômito e diarreia nos cães. Portanto, se você estava em dúvida se cachorro pode comer abacate, saiba que ele é totalmente proibido!

Carambola

A carambola não deve ser oferecida aos shih tzu porque contém oxalato de cálcio em todas as partes da fruta, sobretudo se ela ainda não está madura.

Os sais de oxalato são absorvidos, ligam-se ao cálcio do sangue e levam a quadros de hipocalemia. Além disso, os cristais podem causar necrose e falência renal.

Cereja

As plantas da cerejeira contêm cianeto e são tóxicas para os cães. É bem verdade que a parte carnuda em volta da semente tem menores concentrações da substância, mas o melhor é não arriscar.

O cianeto interrompe o transporte celular de oxigênio — as células vermelhas do sangue não conseguem cumprir direito seu papel. 

Pupilas dilatadas, dificuldade em respirar e gengivas vermelhas são sinais de intoxicação por cianeto. Por isso, essa é uma das frutas que cachorro não pode comer!

Uva

Uvas e passas (uvas secas) são tóxicas para cães, independentemente da raça, sexo ou idade do animal. Elas podem levar à insuficiência renal súbita aguda e são consideradas perigosas para os peludos.

Agora você já sabe quais frutas que o shih tzu pode comer para uma dieta saudável e ainda mais saborosa. 

Por falar em dieta, não se esqueça de consultar um especialista sobre os hábitos alimentares adequados para seu shih tzu. Não deixe de levá-lo para uma consulta no Centro Veterinário Seres mais próximo de vocês!

Via: Seres vet

Recomendamos