Seu Shih Tzu Lacrimeja em Excesso? Saiba o Que isso Significa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Seu Shih Tzu Lacrimeja em Excesso? Saiba o Que isso Significa

O lacrimejamento excessivo em alguns shih tzu, que tanto incomoda os tutores, compromete não apenas a estética, mas a higiene do seu mascote - que, equivocadamente, passa um aspecto de sujeira. 

Esse excesso de lágrimas é chamado de epífora e ocorre devido à obstrução do canal lacrimal ou a uma drenagem ineficiente. 

É impossível solucionar ou reduzir o problema sem passar pelo olho clínico de um veterinário especializado.  

Pálpebras mal posicionadas, as famosas "pálpebras invertidas", e até mesmo tártaros dentários podem ser os responsáveis pela mancha escura que surge perto dos olhos do shih tzu. 

Além disso, o pelo dessa região pode ter um odor desagradável por estar constantemente umedecido. É preciso ficar atenta também a fungos, bactérias e até moscas oportunistas que podem ser atraídas por esse cheiro e trazer ainda mais problemas, como bicheiras. 

Em alguns casos, o excesso de umidade acaba incomodando o animal a tal ponto que ele começa a esfregar o olho com a pata ou no chão.

O que fazer?



Se o excesso de lágrima não estiver relacionado a alguma situação clínica passível de reversão, o jeito é remover o excesso de secreção diariamente com o uso de algodão seco ou lenço umedecido (sem perfume). 

E não é de vez em quando: são duas ou três vezes ao dia. Associado a isso, alguns veterinários recorrem a farmácias de manipulação para clarear os pelos já tingidos de marrom. 

O mercado pet também disponibiliza formulações prontas para a mesma finalidade. Isso melhora sensivelmente o aspecto de olho remelento, mas, às vezes, pode-se recorrer a remoção dos pelos com o auxílio de uma tesoura. 

Mas, atenção! Retirar os pelos tingidos expõe olhos e pele aos raios solares e ao constante umedecimento da região.

Converse com o veterinário para saber se a remoção dos pelos do seu shih tzu é uma forma de deixar o aspecto mais limpo ou, se no caso específico do seu cão, vai desencadear outra situação. Uma vez que os pelos são removidos, eles demoraram algumas semanas para preencher o espaço vazio.

Fator genético

Também é importante salientar o componente genético. Cães que apresentam essa mancha no olho tendem a ter filhotes com a mesma característica. 

E isso não é específico de pelagens claras. Cães de pelagem escura também podem mostrar o pelo do caminho da lágrima mais escuro do que o normal, mas a pelagem acaba por camuflar o aspecto de desleixo. 

Para ficar atenta

Há quem não se incomode com essa mancha escura. De fato, se não estiver associada a alguma das patologias já citadas, e o animal não esfregar o olho como sinal de incômodo constante, saiba que isso pouco interfere no bem-estar do seu shih tzu. 

Mas isso não quer dizer que nada deva ser feito. É importante verificar a pele imediatamente abaixo dessa camada escura com certa frequência, porque algumas vezes pode criar uma ferida. 

Cuidado também com o uso indiscriminado de produtos que prometem clarear as pelos. Alguns shih tzu podem se mostrar mais sensíveis a determinadas formulações, o que pode causar irritações.

Via: gauchazh

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato