5 Sinais de Que você Ainda não é um Líder de Matilha - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Sinais de Que você Ainda não é um Líder de Matilha

 Os shih tzu são seres sociais e vivem em matilhas em seu habitat natural. As matilhas têm um "macho alfa", que é o líder da gangue. 

Em um ambiente doméstico, seu shih tzu pode sentir falta da liderança que o macho alfa exerce e, por isso, talvez ele comece a se comportar mal. 

Nesse caso, você terá que assumir a função de líder da matilha, o que criará um ambiente mais seguro e confortável para seu shih tzu. 

Embora isso possa aliviar a ansiedade dele, observe se ele demonstra medo ou competitividade e use uma abordagem mais positiva se for o caso. Você é o líder da matilha: cabe a você tomar as decisões; seu cachorro agradecerá com respeito e lealdade.

Como Controlar o Comportamento do Seu shih tzu Tornando se o Líder da Matilha



Desenvolvendo a mentalidade de um líder de matilha

Perceba se o seu shih tzu está tentando dominar o ambiente. Puxar a coleira durante as caminhadas, ganir ou latir sem razão e ser mal educado com outros cachorros ou pessoas são sinais de que ele está precisando de liderança. 

Como ele não vê em você um macho alfa, acabará assumindo esse papel e é assim que o mau comportamento começa.

Tirando esse peso das costas dele, você aliviará a ansiedade e o nervosismo típicos de quem tenta assumir esse papel e isso evita que ele venha a atacar você ou outras pessoas. 

A boa notícia é que você pode fazer adaptações na estrutura social de sua matilha, independentemente da idade do cachorro.

Pense como um cachorro

Para entrar na mesma sintonia que ele, lembre-se de que a mente canina vive exclusivamente no presente; isso quer dizer que experiências ruins do passado e medos do futuro não o impedem de aprender qualquer coisa que você ensinar. 

Pense no presente e você entenderá como seu companheiro se sente.

A comunicação entre humanos é diferente da das matilhas. Desse modo, você não precisa demonstrar carinho só com afagos e guloseimas. 

Na realidade, basta um olhar entre vocês para que ele entenda a mensagem. Para os shih tzu, o olhar e a intenção carregam muitas mensagens.

Determine os limites

O líder da matilha fica com os melhores lugares da casa para dormir e, como macho alfa da sua gangue, você define se o seu shih tzu pode subir no sofá, na cama, etc. 

Se ele é quem decide onde ficar, é porque esses limites não estão claros; estabelecendo algumas regras, ele o obedecerá e não subirá onde não deve.

Outro aspecto que você deve acertar é responder somente quando ele demonstrar um comportamento calmo. 

Ele tem que entender que só receberá a comida se esperá-la pacientemente no chão, e não pulando no seu colo e chorando, por exemplo.

É claro que vocês podem dividir a cama em momentos de aconchego, mas isso não quer dizer que ele possa dormir na sua cama à noite. 

Você deve ser claro quando mostrar quem é que manda no território.

Seja firme com suas decisões. Se você nunca o deixa brincar em determinados cômodos, é necessário oferecer alternativas de lugares onde ele possa brincar e ficar de olho para que ele não entre nos locais proibidos.

Ter momentos para a diversão é uma parte muito importante para o seu relacionamento e para o equilíbrio mental do cachorro. 

Você é o líder e, como tal, deve decidir quando é hora de brincar e quando não é, até que seu cachorro peça permissão antes de começar. Você deve orientá-lo ao longo da vida com confiança, amor, disciplina e retidão, é isso que líderes fazem.

Para convidá-lo, ele pode olhar para você ou trazer o brinquedo favorito e deixá-lo aos seus pés. Quando isso acontecer, diga se é hora de brincar ou não; se o seu shih tzu respeitá-lo e reconhecê-lo como líder, perceberá sua intenção, seja ela brincar ou não.

Fique calmo

As regras e limites são determinados pelo macho alfa da matilha em habitat natural, mas eles nunca usam violência para assumir a autoridade. 

Com isso em mente, controle-se; quando perceber que a frustração está esgotando sua paciência, respire cinco vezes profundamente e continue corrigindo as regras que ele ignorar.

Nunca se esqueça de que seu cachorro sente as mudanças de atitude e energia melhor do que qualquer humano e manter a calma em situações emocionais é sua melhor aposta para lidar com elas.


Via: pt.wikihow

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato