Com tempo Seco e Calor, os Shih Tzu sofrem com Problemas respiratórios - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com tempo Seco e Calor, os Shih Tzu sofrem com Problemas respiratórios

ALTAS TEMPERATURAS Falta de umidade no ar pode agravar as reações fisiológicas de alguns SHIH TZU, como a respiração paroxística

O tempo seco e as altas temperaturas têm deixado os tutores de shih tzu em alerta, em especial para algumas raças. 

Por terem focinhos mais achatados, a respiração destas raças fica comprometida, mas a atenção para o período é para todos os cães.

TEMPO SECO

Falta de umidade no ar pode agravar as reações fisiológicas de alguns cachorros, como a respiração paroxística inspiratória, mais conhecida como espirro reverso.

Os três cachorros da raça Shih Tzu da estudante Maria Eduarda Bacochina, de 19 anos, sofrem dessa condição.

"No calor eles pioram bastante. Eu e meus pais buscamos não deixá-los muito tempo no sol devido as reações. Também sempre oferecemos água de coco para hidratar e algumas frutas refrescantes" conta Maria Eduarda.

É através da respiração que ocorre a troca de calor dos cães, portanto, é comum em épocas mais quentes que eles fiquem mais cansados. 

A veterinária Fernanda Zambon, de 40 anos, explica que em alguns casos a tosse pode induzir a problemas mais sérios.

"Se o animal está muito ofegante ou tossindo muito pode significar algo mais grave e precisa ser avaliado por um profissional. 

Existem patologias, como o colapso de traqueia, que é muito comum em pets pequenos" afirma a veterinária.

CUIDADOS

Para tornar o ambiente mais confortável para o shih tzu recomenda-se refrigerar o espaço com ar-condicionado ou utilizar umidificador de ar. Para quem não tem condições de ter esses aparelhos, a sugestão é borrifar água ocasionalmente no local.

Em relação a temperatura corporal, os shih tzu têm a capacidade de se adequar as mudanças climáticas, portanto, não é indicado raspar os pelos de algumas raças. 

"Os subpelos ajudam os cachorros a manter a temperatura e tosar é uma falsa sensação de melhora, na verdade pode prejudicar".

Via: Jornal Jundiai

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato