Quanto tempo um Shih Tzu leva para Fazer XiXi e CoCô no lugar Certo? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quanto tempo um Shih Tzu leva para Fazer XiXi e CoCô no lugar Certo?

 A primeira coisa que devemos pensar nesse momento é nos colocar no lugar do shih tzu. Bom, em alguns comportamentos caninos gosto de fazer analogias com os humanos, nesse caso crianças. 

Faça a mesma pergunta, mas ao invés de usar a palavra cão use criança.

Enquanto tempo uma criança leva para fazer xixi e cocô no vaso sanitário? Alguns meses, anos. Conheço crianças que fazem xixi na cama aos 7 anos de idade.

Então porque queremos exigir um prazo muitas vezes inadmissível para um shih tzu que acabou de chegar em nossa casa?

Tenho mensagens de pessoas que tem filhotes de 50 dias às vezes menos (já esta começando errado, filhotes deveriam ser separados da mãe com 60 dias, mas falo sobre isso em outro post) e estão na casa há 5 dias e as pessoas já estão se descabelando, dizendo que já fizeram de TUDO, mas o filhote não aprende.

Por acaso damos prazos de 5 dias, duas semanas, 1 mês pra uma criança fazer suas necessidades no vaso sanitário?

Então por que somos tão exigentes com um ser que não entende absolutamente nada do que falamos? Não entende por que tem mirar o xixi e o cocô exatamente no meio do jornal, bandeja Pipi Dollys ou tapete higiênico?

Que tal cultivarmos mais paciência, consistência e persistência com nossos shih tzu?

Por que temos que ser tão duros e exigentes com seres que consideramos nossos melhores amigos?

Afinal, nós escolhemos ter um shih tzu e está incluído no pacote que nós somos os responsáveis pelo seu treinamento.

O maior erro de um shih tzu não acertar o local certo de fazer suas necessidades é nosso e não deles.

Eles precisam que alguém ensine onde devem fazer suas necessidades, não existe mágica pra isso, existe trabalho e esse trabalho é dos donos.

Acham que basta deixá-lo preso enquanto saímos de casa por 8 horas ou mais, e quando chegarmos e o liberarmos pela casa, por um milagre ele vai saber que o local certo é o jornal na área de serviço?

Por que ele voltaria para o lugar onde ficou preso o dia todo pra fazer suas necessidades? Se a coisa mais importante pra ele agora é ficar ao seu lado? Cães são seres sociais tem necessidade de ficarem juntos.

Para os shih tzu fazer xixi e cocô no lugar certo não é prioridade na vida deles, pra eles basta fazer longe de onde come, dorme e brinca, ou seja, eles podem achar que a casa é um grande banheiro.

Sem nenhum trabalho da nossa parte, sem mostrarmos o que é certo e premiá-los, por que eles vão achar que devem ir ao jornal? O tapete da sala está tão perto pra se aliviar.

Agora respondendo a pergunta do post, enquanto tempo um filhote leva pra fazer xixi e cocô no lugar certo?

Tudo vai depender de quanto tempo você dedica ao treinamento do seu filhote, tenho clientes que conseguiram fazer seus cães acertarem o local certo em 15 dias, 30 dias, 2 meses e por ai vai. 

E mesmo os que aprendem em 1 mês por exemplo, os acidentes vão acontecer, pois cães não tem controle total do esfíncter (controle de eliminação do xixi e coco) até os 6 meses.

Quanto mais tempo você dedica ao treinamento mais rápido será o resultado, quanto menos tempo mais demorado será.

Que tal mais uma analogia? 

Por exemplo, você tem 2 filhos, eles aprendem as coisas com a mesma facilidade ou cada um tem seu tempo? 

Às vezes temos que dar mais atenção ao que tem mais dificuldade e não desistir porque ele é mais lento no aprendizado.

A natureza é perfeita ela tem seu próprio tempo, nós é que temos o péssimo hábito de apressá-la. Tem shih tzu que aprendem mais rápido, outros são mais lentos. Por isso, tenha mais paciência com seu peludo, ele agradece.

Via: Beatriz Duarte

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato