8 Piores Erros ao Tentar Ensinar Xixi e Cocô No Lugar Certo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 Piores Erros ao Tentar Ensinar Xixi e Cocô No Lugar Certo

Xixi e Cocô no Lugar Errado é o Problema mais Comum que os donos de shih tzu enfrentam! Mas por que este comportamento acontece? Será que tem a ver com seu cão ser teimoso? Ele não ter mais jeito? Fazer pirraça ou algo assim?

Na verdade isso acontece porque as pessoas não entendem como o shih tzu funciona

Mas, isso também não quer dizer que é culpa delas, nós nunca fomos ensinados como o SHIH  TZU realmente funciona, como ele aprende e como ele enxerga o mundo (que é totalmente diferente dos humanos). A culpa não é sua!

As pessoas tentam se comunicar com o SHIH TZU como se estivessem comunicando com outras pessoas, isto nunca vai funcionar…

O shih tzu é de uma espécie diferente e possui as suas particularidades e o sua própria maneira de se comunicar.

Então, para você conseguir educar o seu shih tzu, primeiro você precisa entender como ele Funciona, e ensinar ele da maneira que ele entenda.

Não tenha a ilusão que ele vai te entender assim como outro humano te entende, os shih tzu não tem esta capacidade mental.

Pensando de um ponto de vista mais natural… se fosse na natureza, aonde o shih tzu faria suas necessidades?

Vamos às alternativas:

Alternativa A: O shih tzu teria uma relva específica

Alternativa B: O shih tzu teria um gramadinho todo bonitinho e preparado para ele

Alternativa C: O shih tzu teria uma moita toda bacana e limpinha que ele poderia se esconder e curtir a paisagem.

A reposta para isso é: Todas as Alternativas!

Ele iria fazer aonde desse vontade, para o shih tzu tanto faz o lugar! Para ele fazer no seu tapete novinho, no chão da sala, no sofá ou no piso da cozinha não faz a menor diferença, o shih tzu não tem esta percepção. Isto é Algo Humano! E não podemos querer que por um passe de mágica o cão entenda isso… ele não vai entender… Isto é um Comportamento Antinatural para o Cão!

Um dos passos para ensinar cachorro a fazer necessidades

Então se Você deseja que o seu shih tzu faça as necessidades em um determinado lugar o shih tzu deverá Obrigatoriamente Passar Por Um Processo de Aprendizagem.

Ou Seja: Você Precisa Ensinar Ele! Ele não Vai Aprender Sozinho!

Erro #1: Acreditar que se você Falar ou Mostrar Para o shih tzu Onde é o Local do Banheirinho Ele Irá Aprender. 

8 Piores Erros ao Tentar Ensinar Xixi e Cocô No Lugar Certo

Foto: Leticia Schindler

Este com certeza é o erro mais comum que vejo as pessoas cometerem. Este comportamento não tem lógica nenhuma, pois o shih tzu não vai te entender! 

Ao contrário das falsas informações que existem pela internet, o shih tzu não entende o que você fala.

Erro #2: Acreditar que Produtos De espirrar ou Pingar (Pipi dog, espanta cão, xixi pode, xixi não pode) serão a solução mágica para ensinar xixi e cocô no lugar certo

Produtos educadores sanitários por si só não ensinam o comportamento desejado, eles apenas inibem a ação do filhote de eliminar em determinados locais. 

Ou seja: não educa e não serve pra nada, apenas piora a situação.

A única coisa que funciona para ensinar o shih tzu a fazer xixi e cocô no lugar certo é ensinar ele da forma que ele entende e aprende (que é totalmente diferente de nós humanos) utilizando técnicas de adestramento positivo.

Erro #3: Acreditar Que Seu shih tzu Já é Muito Velho Para Aprender Xixi e Cocô no Lugar Certo

Existe um mito de que só cães novos, com poucos meses de vida, podem aprender, mas isso não é verdade.

Pode ser necessário um pouco mais de tempo e paciência devido à idade, afinal é um cãozinho que há anos está acostumado a fazer as necessidades do jeito que faz atualmente, mas é sim totalmente possível.

O shih tzu pode Aprender Novos Comportamentos em Qualquer Idade, com 6 meses, 8 meses, 3 anos, 10 anos! Não importa a Idade!

Erro #4: Acreditar que apenas comprando e colocando o tapete higiênico ou Jornal ou Gradinha em casa irá funcionar para ensinar o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

Ao longo destes anos trabalhando com o manejo sanitário de cães vi que muitas pessoas acham que simplesmente comprando um tapete higiênico, ou qualquer coisa similar que sirva para o shih tzu fazer as necessidades em cima, o cachorro vai saber que é lá que tem que fazer. Mas não é bem assim, não.

Lembra sobre como conversamos no início que para o shih tzu não faz diferença aonde fazer as suas necessidades? Aqui é a mesma história. 

Se você não ensinar ele da forma correta (que não tem nada a ver com falar ou mostrar) ele nunca vai aprender que ali é o local correto de fazer xixi e cocô.

O shih tzu Não Faz a Menor Ideia do Lugar Certo das Necessidades, a Não Ser que Você Ensine Ele!

Erro #5: Acreditar Que Já Tentou e Fez “De Tudo” Para Ensinar o Cão

Cometer uma série de erros não é fazer “de tudo”. Acreditar que é só colocar o tapete higiênico, brigar com o shih tzu, mostrar pra ele o lugar, pingar o educador sanitário e deixar por conta da natureza não é fazer “de tudo”.

Para ensinar o xixi e cocô no lugar certo é necessário ser consistente, disciplinado e contar com um método que abrange desde a alimentação até a rotina do shih tzu, saber exatamente como o shih tzu aprende, como estruturar de maneira adequada o banheirinho e como corrigir os principais problemas existentes e os que possam aparecer no processo de aprendizagem.

99% das Pessoas Não Estão Nem Perto de Já Terem Tentado de Tudo. Cometer Diversos Erros Não é “Tentar de Tudo”.

Erro#6: Acreditar Que Dá Muito Trabalho e Demora Para Ensinar

Com minha experiência vejo que alguns shih tzu aprendem em poucos dias, como é o caso abaixo de uma aluna que fez o Curso Online Ensine Xixi e Cocô no Lugar Certo que conseguiu em apenas 3 dias:


Tenho caso que não são incomuns de pessoas apenas em algumas poucas horas já conseguirem. A Mariana é uma das  alunas que conseguiu muito rapidamente:


Outros levam umas duas semanas, como é o caso desta outra aluna, a Vanessa:


Mas fato é: TODOS os shih tzu podem aprender!

Não dá muito trabalho, geralmente as pessoas falam isso por não saber como ensinar o seu shih tzu e passam anos da sua vida tendo que limpar toda a sujeira e tentando ensinar da forma errada.

As pessoas acreditam que dá muito trabalho por falta de um método. Elas vão tentando de tudo que vêem pela frente, tudo que é dica (geralmente dada por quem não entende nada de comportamento canino) e ficam frustradas.

Agora, se você possui um passo a passo comprovado para aplicar consistentemente com o seu shih tzu, o trabalho será muito baixo e o retorno será enorme.

Sabendo exatamente o que fazer evitamos o retrabalho e economizamos nosso tempo.

Erro #7: Achar Que Precisa Ficar o Dia Todo em Casa Para Ensinar

Não é necessário passar o dia todo em casa para ensinar o shih tzu a fazer suas necessidades no local correto.

Basta entender como funciona as questões fisiológicas do cão e potencializar o aprendizado.

Já vi casos em que alunos ensinaram no fim de semana, quando tinham um pouquinho mais de tempo, e não precisaram passar o dia todo com o shih tzu.

Veja o caso, por exemplo, desta minha aluna que o cão fica o dia todo sozinho, e mesmo assim aprendeu com o curso:


Erro #8: Achar Que o shih tzu é Teimoso, Que Ele Nunca Vai Aprender e Faz no Lugar Errado por Pirraça 

Eu posso afirmar com todas as letras que não é teimosia e nem pirraça! E para o seu cão aprender depende única e exclusivamente de você.

Se ele ainda faz no lugar errado é por que ele ainda não foi ensinado da maneira correta. Quem deseja que o shih tzu faça em apenas um lugar somos nós, Humanos. 

O shih tzu não possui este conceito. Para o seu shih tzu, fazer no chão, no tapete higiênico ou no sofá não tem diferença nenhuma.

Então não tem nada a ver com ser Teimoso. Teimosia é algo humano, o shih tzu não tem essa capacidade. Para ele aprender a fazer no lugar certo ele precisa passar por um processo de aprendizagem.

Com o método certo, disciplina e consistência qualquer shih tzu pode aprender a fazer as necessidades no local correto.

Conheça um pouco da grande trajetória da pessoa que vai ajudar a VOCÊ ENSINAR O SEU SHIH TZU A FAZER XIXI NO LUGAR CORRETO em Apenas 2 Semanas!

Olá, aqui é o adestrador Rafael Wisneski, tudo bem?

Nos últimos 11 anos trabalhando como adestrador e com mais de 5 mil alunas e alunas atendidos, não tenho dúvida nenhuma em te afirmar que…

Sou adestrador há mais de 10 anos e eu sou apaixonado pelo o que eu faço. Sou idealizador do projeto Meu Cão Companheiro e Fundador do Instituto Meu Cão Companheiro.

  • Já ministrei mais de 7 mil aulas de adestramento
  • Diversas entrevistas para TV, rádio e revistas sobre bem estar animal.
  • Palestras em congressos, petshops e clínicas veterinárias.
  • Ministro cursos para formação de adestradores.
  • Sou consultor da maior empresa do Brasil de rações, a Purina, onde treino a sua equipe para entender melhor os cachorros e assim conseguir desenvolver produtos melhores.
  • Tenho hoje mais de 5 mil alunas e alunos dos meus cursos online e atendimento presencial.
  • Faço palestras em universidades para os Cursos de Medicina Veterinária
  • Sou pós graduado em manejo comportamental de cães e gatos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Também sou criador do Instituto Cão Companheiro, no qual treino cães de Assistência para Pessoas com Necessidades Especiais, como por exemplo, pessoas que perderam a visão.

Dá uma olhadinha na minha entrevista para a TV Record sobre este Tema:

E agora, como eu começo a ensinar o meu SHIH TZU?

Você já deu o primeiro passo para começar a ensinar o seu SHIH TZU o lugar certo de fazer suas necessidades: nunca mais cometer estes erros que eu citei anteriormente É FUNDAMENTAL para você conseguir educar seu cão. 

O segundo passo, que eu quero te convidar para começar hoje, é ter um método, passo a passo para conseguir ensinar o seu shih tzu o lugar certo do banheirinho como Milhares de Alunas Minhas já conseguiram!

Ter um método com um passo a passo, que te mostre todo o caminho e exatamente o que você deve fazer é fundamental para você conseguir ensinar o seu shih tzu.

Com isso, você foge do achismo e dessas dicas furadas que encontramos em todo lugar pela internet, e começa finalmente a conseguir ensinar o seu shih tzu com técnicas desenvolvidas por quem está todo dia trabalhando com educação canina.

Se Você Não Ensinar Ele, Infelizmente Ele Nunca Irá Aprender Sozinho!

Imagine agora…

Poder deixar seu shih tzu o dia inteiro em casa e ao voltar encontrar tudo limpo, sem aquele cheiro horrível e sem bagunça de xixi e cocô pela casa toda

Nunca mais ter que gastar com a limpeza ou a compra de novos tapetes, sofás e camas devido ao cheiro de xixi…

Conseguir Tudo Isso em Apenas Duas semanas, usando poucos minutos por dia, sem ter que brigar com seu shih tzu

Você conseguirá ensinar de forma fácil e rápida o seu cãozinho a fazer necessidades no lugar certo, e em Apenas DUAS Semanas de treinamento, ter a sua casa em ordem novamente, sem bagunça de xixi e cocô

  • Você nunca mais precisará brigar ou dar broncas no seu shih tzu
  • Funciona com Shih tzu de QUALQUER Idade
  • Funciona mesmo que você não tenha muito tempo e fique o dia todo fora de casa.
  • Resultados em Apenas 2 Semanas.
  • Sua casa livre de xixi e cocô para sempre

Você Deseja Parar de Ter que Ficar Todo Santo Dia Limpando a Bagunça de Xixi e Cocô Pela Sua Casa e Ter um SHIH TZU Bem Comportadinho Que Faz SEMPRE no Lugar Certo?

Então Clique AGORA Mesmo no Botão Abaixo e Conheça o Curso que Está com uma Oportunidade Imperdível QUE O PAPO DE SHIH TZU ESTÁ OFERECENDO PARA O SEU VOCÊ!


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato