Qual é o preço de um Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Qual é o preço de um Shih Tzu?

 O olhar dócil, o focinho achatado e o longo pelo sedoso, típicos do shih tzu, são irresistíveis e conquistam fãs há séculos!

 Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande.

  • Origem do shi tzu: China
  • Peso médio do shi tzu: 4-7 kg
  • Altura média do shi tzu: 20-28 cm
  • Expectativa de vida do shi tzu: 10-16 anos

Charmoso, o shih tzu traz alegria e diversão para a casa. Está sempre disposto a brincar ou a ficar no colo – o importante é estar por perto da família! 

É um cachorro que costuma latir para as novidades, o que faz dele um verdadeiro cão de alerta. O adestramento pode ajudar a diminuir a frequência dos latidos.

Aliás, o cachorro dessa raça costuma ser fácil de treinar, mas também pode apresentar certa teimosia e perder o foco com facilidade. 

Isso pode dificultar um pouco o processo. Como às vezes pode ser teimoso, ele é conhecido por ser um desafio para educar – o que requer muito amor e paciência. 

Como é comum, os melhores resultados são obtidos quando o shih tzu é elogiado e recompensado ao acertar.

Shih tzu com crianças, estranhos e outros animais

A raça se dá bem com todo mundo, o que inclui outros animais, pessoas estranhas e crianças. A socialização desde filhote é muito benéfica não somente para ele, mas também para qualquer cachorro.

 Em se tratando de crianças muito pequenas, é preciso tomar cuidado para que elas não machuquem os olhos do shih tzu, ainda mais se o cachorro for um filhote.

Qual a diferença entre shih tzu e lhasa apso?

Ambas as raças são de porte pequeno, mas o shih tzu costuma ser menor e mais leve que o lhasa apso. Os shih tzus têm cerca de 4 a 8kg e altura entre 25 e 27 cm. 

Em relação à pelagem, os shih tzus possuem os pelos mais finos, enquanto os lhasas têm a pelagem mais grossa e áspera. 

Apesar das duas raças terem o focinho achatado e os olhos saltados, o shih tzu possui olhos maiores e o focinho mais reto. Tanto o shih tzu quanto o lhasa se adaptam muito bem à apartamentos e casas menores.

Cuidados

Os longos pelos do shih tzu demandam grande parte dos cuidados com a raça. É importante dizer que ele não solta muito pelo, mas ao atingir a maturidade, a queda se acentua por um curto período de tempo, para que os pelos jovens sejam substituídos pelos de um adulto. 

Veja quais são os principais pontos de atenção para cuidar de um shih tzu:

Banhos

O shi tzu precisa tomar banho semanalmente

Como o pelo da raça shih tzu é longo, a escovação deve ser diária para evitar nós e reduzir o acúmulo de sujeira. 

O alto nível de manutenção dos pelos exigido pela raça faz com que muitos tutores optem pela tosa. Para quem prefere manter a pelagem longa, a tosa higiênica é uma opção que ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo.

Saúde

O shih tzu é saudável e não tem grandes problemas de saúde. Nesse aspecto, os principais destaques são a tendência à coprofagia (quando o cachorro come o próprio cocô ou de outros cachorros) e o focinho “amassado”. 

Como outras raças de cachorro, pode sofrer alguns problemas de saúde. Confira os principais:

Preço

Quanto custa um shih tzu?

FOTO: Via Luzia Takahashi

O preço de um filhote de shih tzu pode variar de R$ 500 a R$ 4.500 — o valor foi calculado com base no preço dos principais sites de venda do país.

Curiosidades

Nome: o nome shih tzu significa “leão” em chinês. Eles também são chamados de “the chrysanthemum-faced dog” (cachorro com cara de crisântemo, em português) porque o pelo do rosto cresce em todas as direções.

Variações: é possível encontrar na internet algumas formas alternativas de grafia, como chitson, cheetos, sitzu, shiatsu, xitsu, chips, chitsu, schutz, shitizu e muitas outras. Todas estão incorretas. Só existe uma forma de escrever o nome dessa raça: shih tzu.

Ranking de popularidade: o shih tzu é a 2ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns: Mel e Ted

Média de idade: a maioria dos shih tzu do Brasil tem até 1 ano

Via: doghero

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato