Comportamento de um shitzu após ser castrado - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Comportamento de um shitzu após ser castrado

Você sabia que uma das inúmeras vantagens desse procedimento é a mudança de comportamento do shitzu? 

A alteração hormonal, causada pela retirada dos testículos nos shitzu macho e dos ovários nas shitzu fêmea, ajuda a diminuir os comportamentos sexuais do shih tzu, deixando-o mais tranquilo e proporciona mais qualidade de vida ao peludinho.

Como é feita a castração de um shitzu?


A castração de um shih-tzu é feita por meio de uma pequena cirurgia para retirada dos ovários nas fêmeas (ovário salpingo histerectomia) e testículos nos machos (orquiectomia).

Assim, não são mais produzidos óvulos e espermatozóides, e os hormônios progesterona e estrogênio.

Para o procedimento cirúrgico, os cães recebem anestesia geral e, por isso, não precisa se preocupar, pois eles não sentem dor alguma. 

Após o efeito da sedação, pode ocorrer um desconforto, mas são receitados medicamentos analgésicos. O processo é bem simples, proporcionando uma recuperação bem rápida ao animal.

É importante seguir todas as orientações do veterinário no pré e pós-cirurgia para que tudo corra com tranquilidade.

Comportamento de um shitzu após ser castrado

Antes da castração, os shitzu têm o hábito de demarcar território urinando por toda a casa e não pode ter um descuido que eles fogem. 

Além disso, é comum que fiquem agitados e agressivos em determinados momentos. Esses comportamentos, que fazem parte dos instintos sexuais do shih-tzu, podem ser atenuados e até eliminados após a castração. 

Quanto mais cedo ela ocorrer, melhor, pois o shitzu não terá tempo para assimilar os hábitos.

Apesar de a castração do shitzu poder acabar com esses comportamentos, você nunca pode decidir por ela pensando que é a solução para todos os seus problemas, uma vez que nem todas as badernas do shitzu são provocadas pelos hormônios sexuais. 

]O principal fator que precisa considerar para fazer a castração são os benefícios que o procedimento proporcionará a saúde e bem estar do shi-tzu.

Castrar o shitzu ou não?

Se você é uma mãe de shihtzu que ainda está na fase de reunir informações para decidir se faz a castração ou não, saiba que o importante é buscar informações e saber como funciona a cirurgia, quais os efeitos na vida do seu companheiro e quais serão as mudanças no organismo e no comportamento dele.

Os benefícios para a saúde do shitzu são evidentes. Diversas doenças são evitadas e, assim, o animal ganha uma expectativa de vida maior. 

Além disso, o estresse causado pelas oscilações hormonais não impactarão mais seu companheiro, que conseguirá ter mais tranquilidade e vitalidade em suas atividades diárias.

Quanto mais cedo forem castrados, melhor para a saúde deles.

Via: naturalistotalalimentos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato