Roubo de Pets cresce Principalmente entre as Raças mais Caras como o Shih Tzu: Saiba Protegê-lo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Roubo de Pets cresce Principalmente entre as Raças mais Caras como o Shih Tzu: Saiba Protegê-lo

 Desconfie de estranhos fazendo perguntas sobre o shih tzu, como idade, raça entre outras. Ter um shih tzu castrado diminui o interesse de criminosos, por não poderem usar o pet para a venda de futuros filhotes.

Não deixe o shih tzu sozinho em nenhum lugar, por mais seguro que possa parecer.

Durante os passeios, esteja sempre atento, evitando distrações como o uso do celular. 

Deixou de ser algo incomum ver na TV e nas redes sociais histórias de tutores que tiveram animais de estimação roubados, seja durante um passeio ou mesmo dentro das próprias casas. 

A venda irrestrita desses bichos faz com que muitos pets, principalmente de raças pequenas como Shih-Tzu, Maltês e Yorkshire Terrier sejam muito visadas entre os ladrões.

Alguns ladrões usam os cães para conseguir dinheiro como forma de resgate, oferecido por muitos tutores que ficam desesperado para ter o animal de estimação de volta, ou para usar os peludos – especialmente fêmeas – para reprodução, a fim de vender os filhotes.

Devido ao aumento na procura por animais de estimação durante a pandemia e ao aumento resultante nos preços, os criminosos estão vendo o roubo de cães como uma maneira fácil de ganhar muito dinheiro. 

Desta forma, vale também ressaltar a importância de, caso prefira comprar um pet em vez de adotar, pesquisar a origem do pet e se o vendedor se trata de um criador confiável.

O shih tzu, por mais bonzinho que seja, deve estar sempre na coleira com guia.

Algo muito importante, não somente para proteger o shih tzu de furtos, mas também para ajudar na identificação caso o animal se perca, é ter uma coleira com as credenciais do shih tzu. 

Coleiras com identificações contendo o nome do tutor e os dados para contato, alguns especialistas indicam não colocar o nome do pet, por facilitar que criminosos atraiam o animal chamando pelo nome.

Entre as identificações, é indicado informar que o shih tzu já está castrado, isso já diminui em muito a probabilidade do pet ser roubado, considerando que o principal interesse no furto do animal não existirá. Além do mais, a castração ajuda a evitar uma série de doenças, como o câncer de mama.

O tutor sempre deve ter fotos do pet de todos ângulos possível, para ajudar na identificação, se necessário. 

Caso seja um animal que tenha o pelo tosado de vez em quando, vale ter as fotos com o pet com os pelos mais longos e mais curtos. O tutor deve anotar também marcas pelo corpo do animal que possam identificá-lo.

Além das fotos do shih tzu sozinho, ter selfies com o shih tzu para provar que é o verdadeiro dono também serão importantes.

Cuidado mesmo que esteja em casa

Mantenha o portão sempre trancado e o shih tzu sempre em locais visíveis, não deixe o pet esquecido do lado de fora sem nenhum tipo de vigilância. 

Jardins frontais com muros baixos ou grades e portões que sejam fáceis de pular são particularmente vulneráveis aos ladrões de cães.

Caso seja possível, coloque campainhas ou sinais que façam barulho caso alguém abra o portão, além de câmeras de vigilância com sensor de movimento.

Durante os passeios

Passear acompanhado é sempre mais seguro 

Quando estiver passeando com o shih tzu e algum estranho começar a fazer perguntas sobre o pet, abaixando para fazer carinho no animal ou mesmo diminuindo a velocidade do veículo ao seu lado, mantenha a distância. 

Evite fazer o mesmo caminho todos os dias, ou mesmo o horário do passeio. Passar sempre no mesmo lugar e na mesma hora pode facilitar muito a vida de alguém interessado em levar o shih tzu.

Se for possível, evite caminhar sem companhia, além de ser mais descontraído ir com mais alguém para os passeios – para o tutor e para os cães – será mais seguro.

Mantenha a atenção no caminho o tempo todo, evite ao máximo distrações com celulares, mesmo que seja para tirar fotos dos pés durante a caminhada ou do pet curtindo o caminho.

Caso precise parar para comprar algo, jamais deixe o pet sozinho do lado de fora, não importa o quão seguro possa parecer a vizinhança – lembrando que alguns animais são roubados pelo portão de casa – isso torna o shih tzu um alvo fácil para pessoas mal-intencionadas.

Via: canaldopet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato