10 Comportamentos dos Donos que irritam os Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 Comportamentos dos Donos que irritam os Shih Tzu

Que os shih tzu são grandes companheiros (e melhores até que muitos humanos por aí), a gente já sabe. Agora, o que não imaginamos é que muitas das coisas que a gente faz, deixam nossos catioros maluquinhos!

Abaixo, tem uma lista de 10 comportamentos dos donos que irritam os shih tzu. E prepare-se, porque tem muita coisa você faz e nem sabia...

1. Puxar o rabo


Os shih tzu detestam que toquem a cola deles. Segundo vários estudos animais, por nenhum motivo aparente, 90% dos cachorros não gostam que lhes toque na cauda. 

Apenas pense que aquela região é muito próxima ao ânus deles, ou seja, suas partes privadas. Também pode acontecer dele ter sofrido algum trauma quando era filhote, como uma mordida de outro animal em sua cola ou algo do tipo.

2. Hora de passear (quando não é hora de passear)

Sabe quando aparece alguma visita na sua casa e você quer mostrar a ela como seu shih tzu fica feliz ao falar em passear? 

Os shih tzu interpretam isso como uma provocação, como se você estivesse prometendo algo e não cumprindo. Aliás, ter pressa nos passeios também não é bacana. Eles odeiam não poder explorar o bairro!

3. Visita canina

Muitos dos shitzu não têm problema algum quando você recebe um amigo. Eles até chegam a fazer amizade e brincar. 

Mas quando ele leva um cão junto, a coisa muda de figura. Cachorríneos são territoriais e a presença de outro animal (que ele não conhece) é sinônimo de estresse.

4. Som alto

Colocar a caixa de som no último volume é nocivo para seu shih-tzu. A audição de cães é muito mais sensível que a dos humanos - eles podem escutar quatro vezes mais que a gente. 

Por isso, é normal que os peludos fiquem irritados, com dor de cabeça e, em casos extremos, até perderem um pouco de audição.

5. Gritar

Você e seus amigos se matam de gritar quando assistem jogo de futebol em sua casa? Pois saiba que os shih tzu entendem os gritos como problema, como se você estivesse irritado, sabe? 

Por isso, muitos correm assustados ou latem quando elevamos a voz.

6. Fogos de artifício

Se audição sensível não combina com barulho excessivo, imagina então o que representam os fogos de artifícios para os ouvidos caninos? 

Além da irritação, eles sentem dor, alta salivação. De tão nervosos, eles começam a uivar e podem até ter uma convulsão.

7. Agora pode, agora não pode

Você sempre deixa o peludo subir no sofá, mas quando chegam visitas, ele está proibido? Essa inconsistência deixa os shih tzu perdidos e um pouco irritados. 

Os shih-tzu ficam completamente confusos. Foram que podem sentir que as visitas são mais importantes do que ele.

8. Momento Felícia

Ficar agarrando, esmagando, esfregando a mão na cara… tudo isso pode tirar seu shih tzu do sério.  É claro que ele não vai se importar com seus abraços mas, socialmente, os caninos só tocam com patas ou outras partes do corpo em outro cachorro quando quer dominá-lo, ainda que seja uma brincadeira.

9. Assoprar

Você provavelmente brincou de assoprar no focinho de um shih tzu só para ver ele se lambendo ou mesmo dando leves mordidas no ar. O que você talvez não saiba é que essa reação dele significa irritação.

10. Não passear nunca :(

Os shih tzu têm muita energia para gastar. Eles odeiam a mesmice, ainda mais quando seus donos o deixam o dia inteiro trancado dentro de um apartamento.  

Quando falta atividades, eles podem ficar ansiosos a ponto de se coçarem até fazer feridas.

Redação: revistaglamour

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato