Como dar Banho no Shih Tzu igual no Pet Shop? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como dar Banho no Shih Tzu igual no Pet Shop?

 Quem não adora quando o SHIH-TZU chega do pet shop limpinho e supercheiroso? Se você já tentou dar banho em casa e não gostou do resultado, saiba que não está sozinho. 

Muitos tutores procuram alcançar o mesmo resultado dos profissionais, mas sem sucesso e não entendem o que fazem de errado. 

Para acabar com todos os segredos e para você conseguir atingir o resultado desejado, separamos um miniguia infalível de como dar banho no shitzu igual pet shop. Confira todos os produtos que você precisa ter e quais passos precisa seguir. 

Boa leitura!

Se preparando para o banho do shih tzu

Na hora de limpar o seu shih tzu, é importante se preparar com antecedência. Separe tudo o que você necessitará, como toalhas, secadores, produtos, entre outros, e já deixe no lugar onde acontecerá o banho. 

Depois de tudo preparado, é hora de ir buscar o seu shih-tzu. Caso ele esteja muito agitado, vale a pena cansá-lo para facilitar o trabalho de dar banho. Brinque com ele, deixe o shih tzu bastante relaxado e, só assim, o leve para o ambiente preparado. 

Com tudo isso feito, está na hora do banho!

Antes de ir ao chuveiro

Antes de realmente levar seu shih tzu para o chuveiro, é necessário fazer algumas ações e, para isso ser feito da maneira correta, é muito importante ter os produtos adequados.  

Rasqueadeira e pente para shih tzu

Para os shitzu de pelos longos, vale a pena escová-los e retirar os possíveis nós. Para isso, as rasqueadeiras e os pentes são os maiores aliados. Opte por opções com cerdas de aço, pois são mais resistentes e têm uma durabilidade maior. 

Penteando pelo do shihtzu.

Pentear os shitzu é o primeiro passo antes de levá-lo ao chuveiro.

A rasqueadeira da Chalesco é uma ótima opção custo-benefício. Além de ser profissional – mas que pode ser usada por qualquer pessoa –, o produto também é bastante prático e possui cerdas de inox com cabo de madeira.

Esse material é muito resistente e durável, sendo uma boa escolha. 

O pente é um outro produto que precisa ser usado junto com a rasqueadeira. Enquanto um produto tira os nós superficiais, o outro acaba indo nas camadas mais fundas do pelo. Dessa forma, utilizando os dois, seu shih-tzu ficará 100% penteado e lisinho. 

Cortando unha do shih tzu.

É preciso atenção na hora de cortar a unha do shitzu.

Para cortar a unha do animal de maneira correta, sem atingir a veia, é preciso estar atento a algumas dicas. 

Para aqueles shih tzu que têm a unha bem clarinha, o trabalho fica muito mais fácil porque você consegue ver até onde o sangue vai e assim fazer um corte limpo. 

Observe a imagem acima. Está vendo que é possível distinguir as partes da unha? No começo, ela é bem rosadinha – que é onde o sangue passa –, e depois ela fica mais amarelada. Pronto. Está ali a linha de controle, e assim você sabe que não pode cortar onde está a veia. 

Já para os shih tzu que possuem a unha preta ou muito escura, a dica é cortar apenas as pontinhas e deixar uma margem grande de segurança para evitar acidentes. 

Sabão de coco

Isso mesmo, você não leu errado. Os sabões de coco são o segredo dos pet shops para seu shitzu ficar superlimpo. Esses produtos são testados dermatologicamente, por isso podem ser usados nos shih tzu. 

É importante esfregar o shihtzu  para ter uma boa limpeza.

Os sabões proporcionam uma limpeza mais profunda e completa que os shampoos e, se usada uma buchinha para esfregar o pelo do shitzu, o efeito se potencializa e ele fica ainda mais limpo e com jeito de pet shop. 

O indicado é você começar molhando todo o shitzu e, em seguida, esfregar o sabão de coco nele até formar bastante espuma. Depois massageie todos os pelo do shihtzu e utilize a buchinha para finalizar. 

Enxague bastante, para tirar todos os resquícios de sabão.

Shampoo para shih tzu

Depois de utilizar o sabão de coco e enxaguar bem, é importante passar o shampoo para finalizar a limpeza e deixar os pelos mais soltos e macios. Você pode escolher produtos específicos para seu shih tzu, como os clareadores, os dermatológicos ou hidratantes. O importante é ter um ideal.

Condicionador para shih tzu

Assim como os cabelos humanos, os pelos dos animais precisam ser finalizados com condicionador. É dessa forma que eles ficarão macios, cheirosos e brilhantes por mais tempo, dando aquele resultado de banho e tosa. 

O condicionador é um passo importante no banho dos shih tzu.

O condicionador é uma ótima opção, já que é próprio para o brilho e desembaraço dos pelos. Com extratos de aveia e óleos da semente de uva, esses produtos são desenvolvido com bastante cuidado para proporcionar um bom resultado final. 

Para aplicá-lo, basta depositar uma quantidade equivalente a uma colher de sopa na mão, espalhar um pouco nas palmas e esfregar no shih tzu. Deixe agir por alguns segundos e depois enxágue os pelos retirando todo o produto. 

Secando o shih tzu

Depois de tirar o cachorro da banheira e enrolá-lo na toalha, é hora de passar o secador e deixá-lo bem sequinho. 

Para secar o shih tzu, segurar o bico e fazer movimentos de leva e traz com a mão. Não se esqueça de passar por todo o corpo do shitzu. 

Fique atento e lembre-se de deixar o equipamento a uma palma de distância da pele do shi tzu, para evitar queimaduras. 

Depois de se certificar que todo o shi tzu está seco, pegue a rasqueadeira e escove. 

Lacinho e Gravata para shitzu

Para seu shih tzu ficar ainda mais bonito, vale a pena investir em lacinhos e gravatas. Existem vários modelos e tamanhos, basta escolher um em que ele se sinta mais confortável. 

Caso o shih tzu não goste e não aceite esse acessório, é melhor não insistir, só vai deixá-lo mais triste e irritado. 

Geralmente os shihtzu de pelos longos necessitam de lacinhos para amarrar os fios que ficam caindo nos olhos.

Com essas dicas de como dar banho em shih tzu igual pet shop, tenho certeza que seu shitzu vai ficar lindo e cheiroso – em casa mesmo.

Via: opinioescertificadas

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato