Como deixar o shih tzu sozinho no apartamento? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como deixar o shih tzu sozinho no apartamento?

 O que fazer quando é preciso deixar o shih tzu sozinho -Se fosse possível, os pets poderiam nos acompanhar em todas as situações. 

No entanto, nem sempre podemos levar nossos amigos para todo lado. Isso desperta dúvidas em muitos tutores. Afinal, quanto tempo é recomendado deixar shih tzu sozinho?

“O shih tzu pode apresentar alterações comportamentais, como agitação, ansiedade e estresse”, explica a especialista.

“Esse tipo de situação leva a problemas como feridas por lambidas excessivas, latidos e baixa imunidade, o que pode acarretar outras complicações”, complementa.

Porém, isso não significa que você não pode deixar seu shih tzu sozinho por um instante. Ele pode passar algum tempo só sem nenhum problema.

Por quanto tempo posso deixar meu shih tzu sozinho?

Conforme explica a doutora, não existe um tempo máximo recomendado. Cada caso vai depender da personalidade do shih tzu e, principalmente, sua rotina. 

A veterinária explica que, o mais importante, é fornecer os estímulos corretos diariamente.

Dessa forma, o shih tzu  ficará mais relaxado e não terá problemas caso necessite ficar sozinho. “O que deve ser feito é sempre ter um tempo do dia para levar o animal para passear, gastar energia e brincar.”, explica a profissional.

“Isto deve acontecer diariamente. Os shih tzu  precisam ter um tempo junto ao tutor para socializar e amenizar o estresse”.

Como se preparar para deixar seu shih tzu sozinho

Se por algum motivo você precisar se ausentar e deixar seu shitzu sozinho, a dica é oferecer um ótimo ambiente para ele. “É o que chamamos de enriquecimento ambiental”, comenta a Dra. Anna Carolina.

Com diversas atividades disponíveis, o shih tzu poderá se entreter e não sentir tanto a ausência de sua família. 

“Com muitos brinquedos e petiscos, os shih-tzu se distraem e ficam mais confortáveis”, completa a veterinária.

Para isso, siga algumas dicas práticas!

  • Não deixe o shih tzu em um ambiente muito pequeno, isso pode estressá-lo;
  • Deixe a área iluminada e ventilada, para melhorar o bem-estar do shitzu;
  • Forneça a quantidade ideal de ração e água para shih tzu ficar sozinho;
  • Deixe uma caminha arrumada para quando o shih tzu quiser descansar,
  • Disponibilize brinquedos. Assim, o shih-tzu se distrai e não vê o tempo passar.

Uma outra opção incrível para quem precisa deixar shih tzu sozinho no final de semana ou durante outros períodos, são os serviços de hospedagem.

Via:Petz


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato