Como ensinar o Shih Tzu a gostar de ficar Sozinho - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o Shih Tzu a gostar de ficar Sozinho

Recebi uma pergunta sobre como incentivar o shih tzu  a brincar sozinho e resolvi escrever esse texto aqui para complementar o assunto, já que o fato do dele brincar sozinho está relacionado ao shih tzu ser mais independente e conseguir ficar bem sozinho.

Como incentivar o shih tzu a ficar sozinho?

Mamãe do Shih Tzu:Alexandre Neise Andrade

Existem várias formas de se fazer isso e quantas etapas e o tempo necessário para realizar todo o processo até o shih tzu ficar sozinho vai depender de cada caso. 

Quanto mais apegado, mais tempo o shih tzu está acostumado a ficar junto e mais dificuldade ele tem em ficar sozinho, mais etapas e tempo você precisará para trabalhar isso.

A pressa é a inimiga da perfeição

Qual o maior erro que as pessoas cometem nesse processo?

Querer evoluir rápido demais. O shih-tzu nunca foi acostumado a ficar trancado/sozinho e já tenta deixar ele lá vários minutos. 

A gente sempre começa com apenas alguns segundos e vai aumentando um pouco a cada dia;

Trancar o shih tzu, ele começa a latir/arranhar a porta e aí vai lá e abre ou solta enquanto ainda está latindo/arranhando. Isso só reforça o latido e a tendência é cada vez ficar pior.

Acostumar a ficar sozinho vai além do “tchau, se cuida”

Acostumar o shih tzu a ficar sozinho não é passar o final de semana inteiro junto com ele e na segunda-feira de manhã sair de casa e deixar ele sozinho por 8 horas seguidas. 

Muitas vezes a pessoa sequer preparou o shih tzu para isso. Não basta dizer: “totó, a mamãe vai trabalhar e volta daqui a pouco, tá bom? Fica bem e se cuida.”

Tenho dó de deixar ele preso quando estou em casa

Sabendo disso, a melhor coisa que você pode fazer pelo seu shih tzu é, primeiro, não deixar ele solto pelo apartamento inteiro o tempo todo. Isso evitará muita dor de cabeça. 

“Ah, mas ele vai ficar preso, coitado?” Sim, ele vai ficar preso enquanto você não pode supervisionar, mas ficar preso não significa que ele não pode ter nada para fazer enquanto está lá.

Outra coisa: deixar o shih tzu restrito com você em casa também faz parte do processo de adaptação.

 Você tem dó de deixar ele restrito com você em casa podendo dar atenção, mas não tem dó de deixar ele sozinho por 6 ou 8 horas seguidas sem nada para fazer?

Essa é a realidade da maioria e teremos que trabalhar em cima disso para que seja o menos traumático e estressante possível para esse cão.

O que fazer para o shih tzu não chorar quando ficar sozinho?

Agora nesse período em que estamos mais em casa é a melhor hora de trabalhar isso, sabe por quê?

Porque as pessoas não vão ter que obrigar o shih tzu a ficar sozinho por muitas horas seguidas de primeira. Aproveite para fazer essa adaptação gradual. 

Compre um cercadinho ou um portãozinho, improvise uma barreira e vá fazendo esse afastamento gradualmente.

No início o shih tzu ficará apenas 15 minutos sozinho com um brinquedo recheado que ele ama. Mais tarde você faz de novo aumentando alguns minutos.

Amanhã você tenta fazer durante 30 minutos. Depois de amanhã, 40 minutos, depois 1 hora e assim por diante. 

Muitos terão desistido antes de começar

Se você fez isso tudo, é só correr pro abraço e comemorar, pois você merece. Não é fácil, mas está aí o caminho que é necessário ser trilhado para o shih tzu não ter problemas em ficar sozinho. 

Alguns conseguirão em um mês, outros precisarão de vários meses. Alguns irão inclusive ler isso tudo e não farão nada.

Há casos mais graves de ansiedade por separação (SAS) ou fobia por isolamento social (FIS) que é preciso o acompanhamento de perto de um profissional.

Redação: Cao mais Saudavel

Recomendamos