Como limpar Ouvido do Shih Tzu? Veja 7 dicas! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como limpar Ouvido do Shih Tzu? Veja 7 dicas!

Como limpar orelha do shih tzu? Saber como limpar ouvido do seu shih tzu é algo que todo tutor deve saber. 

A audição canina é muito aguçada e, para mantê-la funcionando em perfeito estado, os cuidados na rotina são necessários tanto na parte interna como na parte interna da orelha. 

O que observar na hora de limpar ouvido de shih tzu?

As orelhas dos shih tzu são parte importante da linguagem corporal canina. Elas podem ser de várias formas. 

Existem três partes que dividem a orelha do shih tzu, sendo elas o ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. 

Na hora da limpeza de ouvido do shih tzu é importante que o tutor observe se o shih tzu apresenta feridas, secreções e incômodo ao toque.

Dica 1 - Antes de tudo, separe os materiais necessários para fazer a limpeza: “Você vai precisar de algodão e um ceruminolítico receitado pelo seu veterinário de confiança”, diz Caroline. 

O ceruminolítico pode ser encontrado em pet shops e consiste em um líquido que remove toda a cera do ouvido do shih tzu. O melhor é verificar o tipo e marca indicada pelo médico;

Dica 2 - Em seguida, é hora da limpeza de fato: “Embebede um chumaço considerável de algodão com esse removedor e, com o auxílio do dedo, faça a higienização de ambos os ouvidos”. 

Passe o algodão em toda a extensão da parte de dentro da orelha (aquela área rosadinha mesmo) e também nas dobrinhas;

Dica 3 - Deixe para o veterinário a limpeza mais interna: “Lembre-se, introduza apenas até onde o dedo entra sem forçar ou machucar o animal.

 O uso de pinças ou outros utensílios, é apenas para o veterinário, que saberá aonde chegar sem causar algum machucado. 

Em casa, somente algodão e dedo!”, recomenda a veterinária. Não esqueça dessa dica importante, tá ok?! Você não precisa usar nada além disso para garantir a limpeza do ouvido do seu cachorro;

Dica 4 - Alguns removedores de cerúmen, inclusive, podem ser pingados dentro do ouvido (em seguida, faça aquela massagem que seu cão ama na região) para a limpeza interna, mas é importante falar com o veterinário antes para saber se é necessário ou não;

Dica 5 - Em hipótese alguma use álcool ou outro produto no ouvido do seu cão. Lembre-se que é uma área sensível, que requer o uso de produtos específicos, como o ceruminolítico, que somente o veterinário pode receitar;

Dica 6 - Também não é recomendado usar gazes, toalhas e cotonetes, pois podem machucar o animal ou até furar alguma parte do ouvido;

Dica 7 - Na hora de dar banho no seu shih tzu, coloque um pedaço de algodão em cada ouvido, para evitar que caia água. A água acumulada no ouvido pode gerar incômodo e muitos problemas, como a otite canina.

Limpar ouvido de cachorro é ainda mais importante para pets que têm a orelha caída  Limpar ouvido de cachorro é ainda mais importante para pets que têm a orelha caída

É importante saber como limpar ouvido do shih tzu para prevenir desconfortos no pet

Dor de ouvido no shih tzu : como identificar e fazer a limpeza adequada?

É fundamental identificar quando o shih tzu está sentindo incômodo nas orelhas. Geralmente o comportamento de um pet com dor de ouvido é similar ao de quando o shih tzu se sacode quando está molhado. 

Além disso, é comum que o doguinho ainda tente coçar a orelha com as patinhas. Nestes casos, é importante observar se existem outros sinais como manchas na região e odor forte, que podem indicar um problema de saúde. 

A otite canina (interna, média ou externa) é a principal doença que afeta as orelhas dos pets. Geralmente, a infecção acontece por conta da falta de higiene e umidade. Por isso, a limpeza de ouvido de cachorro é tão importante.

O que usar para limpar a orelha do shih tzu?

Você sabe com o que limpar a orelha do shih tzu? Muita gente ainda não sabe quais são os materiais necessários para a limpeza dos ouvidos dos shih tzu. 

Mas o que costuma gerar ainda mais dúvidas é o produto para limpar ouvido do shih tzu. Você tem ideia sobre qual a melhor solução para limpar ouvido do shih tzu? 

É importante que a substância seja indicada para esse tipo de limpeza e o mais importante: que seja de uso veterinário. Ter esse cuidado vai impedir que o canal auditivo seja agredido. 

Normalmente, em pet shops é possível encontrar alguns produtos em forma de creme ou gotas para fazer a limpeza. 

O mais recomendado é conversar com o médico veterinário de confiança para a escolha da solução certa. O removedor de cerúmen é um dos produtos mais recomendados quando as pessoas estão buscando como limpar o ouvido do shih tzu.

Redação: Júlia Cruz e Hyago Bandeira - Patas da casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato