3 Motivos para NÃO levar o seu Shih Tzu a praia - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 Motivos para NÃO levar o seu Shih Tzu a praia

 O risco de doenças ficam expostos a problemas graves quando em contato com mar, areia e calor (um exemplo é o verme do coração que, se não tratado, podem levar à morte).

A cada poucos metros, há pets de todos os tamanhos e raças dividindo a areia com os humanos no litoral. “Ele fica só no meu colo, não deixo ele nem chegar perto do mar”.

 A maioria dos shih tzu, porém, passa boa parte do tempo correndo pela beira do mar. 

3 Motivos para NÃO levar o seu Shih Tzu a praia
Mas, apesar de todo o cuidado por parte dos tutores, a praia está longe de ser o lugar ideal para os shih tzu. O risco de doenças que podem ocorrer tanto em humanos quanto nos shih tzu são grandes. Veja alguns exemplos:

Dilofilariose canina

O Aedes aegypti, mosquito que transmite as doenças dengue e Zika nos humanos, é também um dos transmissores da dirofilariose canina, ou a doença do verme do coração. Quando não tratada, pode levar à morte.

“Nas praias há mais mosquitos. Cães que residem lá ou estão em trânsito, muito comum quando a família desce para passar o fim de semana, podem estar comprometidos”

A partir da picada, o mosquito deposita larvas que, com o tempo, chegam ao átrio direito do coração, comprometendo a passagem de sangue do animal. 

Por ser uma doença silenciosa, os sintomas (apatia, emagrecimento e alteração respiratória) só aparecem em fase bem avançada, quando o coração está repleto de vermes, segundo a veterinária.

O tratamento com medicamentos dura, inicialmente, 30 dias. A cada quatro meses, os exames devem ser refeitos.

Queimaduras no focinho, orelhas e patas

Os raios UV não afetam só os humanos. Quando expostos por muito tempo no sol, cães podem sofrer queimaduras nas regiões mais sensíveis do corpo, como o focinho, as orelhas e as patas. 

Por isso, a dica é sempre passar protetor solar específico para cães.

Infecções de ouvido e úlceras nos olhos

Microrganismos presentes na areia podem causar alergias e inflamações na pele dos animais. Já a água do mar pode gerar dor de ouvido e conjuntivite – em alguns casos, até úlceras nos olhos dos shih tzu.

Via: gazetadopovo

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato