Quanto tempo o Shih Tzu pode ficar sem comer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quanto tempo o Shih Tzu pode ficar sem comer?

Há casos, em que a falta de vontade de se alimentar pode ser sintoma de algum problema de saúde, como doença renal crônica, hepatite, cólica intestinal, constipação ou uma disfunção endócrina conhecida como hipoadrenocorticismo (ou Doença de Addison). 

É por isso que é tão importante procurar o vet de sua confiança e pedir aquele exame caprichado do seu cachorro, com direito a palpação do abdomen e a exames de sangue e até de imagem, como a ultrassonografia abdominal. 

Se uma doença for diagnosticada o tratamento adequado certamente ajudará a restabelecer o apetite do seu shitzu

Já vi situações em que a inapetência era causada por um olfato fraco. Alguns cães de raças braquicefálicas, especialmente shih tzu, buldogues franceses, podem ter de nascença as narinas tão fechadinhas, mas tão fechadinhas, que o faro fica prejudicado. 

Vamos combinar que é muito difícil ter vontade de comer com o nariz entupido, né? Com os shih tzu é a mesma coisa. 

Nos casos mais extremos que atendi de narinas em fenda foi indicado um procedimento cirúrgico para alargar as narinas e restabelecer o olfato do paciente.

Mas calma. A maioria dos casos de apetite difícil felizmente não requer soluções cirúrgicas! Vejamos maneiras bem mais tranquilas de dar aquele “up” na fome do seu shih tzu

Corte lanchinhos e petiscos

Shih tzu com apetite fraco são como crianças que não comem bem: se ficarem beliscando uma guloseima aqui, outra ali, não terão fome para as refeições. 

Então combine com o vovô, com o papai, com a funcionária, com o moço do banho e tosa, com a criança em casa: ninguém deve dar nenhum pedacinho de nada ao shih tzu, salvo quando ele voltar a se alimentar bem e de forma regrada. 

Percebo, sem exagero, que a oferta excessiva de petiscos (e a ração mantida à vontade) costumam ser a causa mais comum do apetite seletivo. 

Ainda mais quando a guloseima é algo irresistível, feito com farinha ou cheio de açúcar, sal ou carnes processadas, como bifinhos, salsicha, biscoitos, queijo, pão, borda de pizza etc. 

Além de fazerem mal, essas comidas viciam o shih tzu e podem tornar o paladar dele imune aos encantos sutis dos alimentos saudáveis.

Ele prefere comer mais tarde? Tudo bem.

Assim como algumas pessoas não ligam para o café-da-manhã há shih tzu que não aceitam comer nada antes das 18h. 

Desde que esse período de jejum não esteja provocando episódios de vômito matinal, não há problema em fazer a vontade do seu shih tzu. 

Veja se ele fica bem com uma refeição servida às 18h e outra servida às 22h. Ou até se ele prefere comer uma única vez no dia. 

Conheço cachorros que por conta própria fazem um dia inteirinho de jejum de sólidos toda semana. Jejuar de maneira intermitente e comer bastante de uma única vez faz parte da rotina dos lobos, os ancestrais dos nossos peludos. 

O que não vale é ficar oferecendo alimentos deliciosos para o cão como forma de estimulá-lo a comer algo pela manhã. 

A intenção é boa, mas ao fazer isso é como se você dissesse “tome aqui um queijo por não ter comido a refeição”. Sem querer você reforça essa recusa.

Shih Tzu exercitado é cão com fome

A prática regular de atividade física gera demanda por nutrientes e calorias. É por isso que essa é uma das dicas mais eficientes para estimular o apetite dos SHIH TZU. 

Não raro cachorros que comem mal são sedentários. Ou no máximo dão aquela voltinha de 10 minutos no quarteirão de vez em nunca. 

Mães de crianças que comem mal sabem o bem que faz aos pimpolhos a prática regular de natação e caratê. Comece exercitando seu cão por 20 minutos todos os dias. Vinte minutinhos. 

Aumente a intensidade e tente instituir pelo menos dois passeios diários vigorosos de 20 minutos cada. Você verá a diferença que o exercício fará no apetite, sem contar os benefícios à saúde física e mental do seu SHIH TZU!

Via: Cachorro Verde 

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato