MÉDICO-VETERINÁRIO REVELA COMO EVITAR LÁGRIMA ÁCIDA NOS SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

MÉDICO-VETERINÁRIO REVELA COMO EVITAR LÁGRIMA ÁCIDA NOS SHIH TZU

Quando o SHIH TZU fica com uma mancha no olho, é um sinal de lágrima ácida, um problema comum nos cães. 

Ela é causada por uma deficiência de drenagem da lágrima, que é responsável por lubrificar os olhos e livrá-los de corpos estranhos. 

Quando não absorvida corretamente, vaza e causa manchas amarronzadas abaixo dos olhos. 

Lagrima ácida é mesmo acida? 

MÉDICO-VETERINÁRIO REVELA COMO EVITAR LÁGRIMA ÁCIDA NOS SHIH TZU

Apesar do nome, a lágrima não é realmente ácida, segundo o médico-veterinário da marca Equilíbrio, da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado. 

“Seu pH é neutro e o que contribui para o escurecimento da região, formando a mancha no olho do shih-tzu, são, principalmente, duas substâncias presentes na lágrima, a lactoferrina e porfirina, que agem com as bactérias do pelo”, explica. 

Essa mesma substância, de acordo com o profissional, está presente na saliva do shihtzu, por isso alguns possuem as pontas das patas escurecidas por se lamberem. 

Ao observar os primeiros sinais das manchas no olho do shih tzu, o veterinário deve ser procurado 

Machado diz que, ao observar os primeiros sinais das manchas no olho do shih tzu, o veterinário deve ser procurado. 

“Mesmo sendo um problema comum, somente um especialista poderá indicar o tratamento mais adequado. Existem casos em que a solução é cirúrgica”, destaca. 

Algumas causas da doença são mencionadas pelo profissional, entre elas: canal lacrimal obstruído, alteração no trajeto anatômico do canal lacrimal, excesso na produção de lágrima e falta de absorção da mesma, excesso de pelos na região, pálpebras mal posicionadas e tártaro nos dentes. 

Caso o shih tzu não tenha nenhum problema físico, o tutor pode colaborar para sua melhora com uma boa limpeza e uma alimentação saudável. 

“Como a área da mancha no olho fica sempre úmida, pode acontecer a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, diversas infecções”, aponta. 

Cuidados com olhos do shih tzu

Portanto, é preciso manter a região sempre seca. Duas vezes ao dia, o proprietário deve limpar com gaze e soro fisiológico e, em seguida, mais uma gaze seca para drenar toda a umidade. 

“Outra maneira de diminuir a secreção é massageando a lateral dos olhos para desentupir o canal lacrimal do shih-tzu”, revela. 

Algumas raças como os shih tzu têm maior predisposição a esse problema por conta da sua anatomia ocular.

 “Isso acontece porque as pálpebras, muitas vezes, não são bem posicionadas por conta dos olhos esbugalhados, o que acarreta a redução do ducto lacrimal. 

Outro caso que pode ser mencionado é a pálpebra nascer um pouco virada para dentro dos olhos. Isso irrita, continuamente, o globo ocular e causa excedente de lágrimas”, finaliza. 

Redação: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Veja Mais...

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato