Meu shih tzu está Quieto e Triste: O que pode ser? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu está Quieto e Triste: O que pode ser?

Se você tem um shih tzu em casa, já imagina: shih tzu quieto e triste é porque, provavelmente, tem algo de errado.

Afinal, todos os dias você chega do trabalho e lá está ele abanando o rabinho. A hora de passear é sempre uma festa! Vai dar ração, ele fica agitado, late, corre de um lado para o outro. 

Então, se ele muda o comportamento, você logo percebe que pode ser algum sintoma.

Mas, o que pode ser quando o cachorro está muito quieto? Neste post, vamos mostrar quais as razões que tornam os cães apáticos e sem energia e o que você deve fazer para cuidar.

Shih Tzu quieto e triste, o que pode ser?

De fato, se o SHIH TZU aparenta estar triste e fica mais quieto que o normal, é provável que seja sinal de alguma doença física ou até mental, como a depressão, ou apenas que algo está incomodando, como mudanças em sua rotina.

Repare o que aconteceu em sua casa que possa ter interferido em seu humor, como:

Mudanças de casa

O shih-tzu está acostumado com o ambiente em que vive. Se você e sua família se mudaram recentemente, pode ser que ele esteja estranhando o novo lar, mas isso é normal. 

Ele precisa de alguns dias ou semanas até se adaptar e se sentir confortável novamente no novo espaço.

Mudanças na família

Os shih tzu são também integrantes da família e eles sentem quando há mudanças repentinas. Uma separação do casal, um filho que sai de casa, uma viagem mais longa ou até mesmo a chegada de um novo membro – seja um novo animal, um bebê ou o idoso que vai morar com os filhos, por exemplo.

Repressões ou agressões

Se seu shih tzu fez algo que você não gostou e você o repreendeu de forma agressiva, ele pode ficar triste por isso.

Ficar muito tempo sozinho ou sem passear

É muito comum que alguns shih tzu filhotes recebam muita atenção e, quando adultos, sejam deixados de lado. Ou, ainda, que os tutores saiam para trabalhar e deixem seus animais sozinhos por muito tempo.

Depressão canina

A depressão é uma doença psicológica que atinge não somente os humanos, mas também os cães. Situações mais sérias de abandono, agressão ou a morte do tutor, por exemplo, podem levar à depressão.

Porém, especialistas indicam que com um reforço de cuidados, carinho e dedicação, os shih-tzu podem ser tratados em poucos dias, semanas ou meses.

Como saber se meu shih tzu está doente?

Se seu shih-tzu está triste e não come ou apresenta outros sinais, pode ser que ele tenha contraído alguma doença. Mas quais os sintomas de um shih tzu doente?

O organismo dos shihtzu responde de maneiras diferentes de acordo com a doença, por isso é tão importante a avaliação de um veterinário, mas você pode observar alguns sintomas comuns a várias doenças, como:

  • Shih tzu triste e com febre
  • Vômito e diarreia
  • Falta de apetite
  • Coceira ou queda de pelos
  • Secreção nasal e nos olhos
  • Respiração ofegante
  • Muita sede
  • Olhos avermelhados e outros.

O que fazer quando seu cachorro está desanimado?

Observe seu SHIH TZU no dia a dia. Se a mudança de comportamento não vem acompanhada de outros sintomas ou se durar um ou poucos dias, procure dar mais carinho, garantir uma boa alimentação, estimular os cães com brinquedos ou levar para passear para que ele se sinta melhor.

Aprender a reconhecer esses sinais é de extrema importância não só para garantir o bem-estar do seu shih tzu, mas porque a maioria das doenças respondem melhor aos tratamentos se identificadas e diagnosticadas rapidamente.

Como cuidar? Tenha um acompanhamento profissional.

Ao perceber qualquer sintoma, portanto, procure imediatamente a ajuda de um veterinário. O especialista fará os exames necessários para verificar possíveis doenças.

Vacinação

Também é fundamental garantir o cumprimento do calendário de vacinação, para que seu pet seja imunizado corretamente contra diversas doenças. Veja quais as principais vacinas e quando dar.

Para se certificar que seu shih-tzu está recebendo os cuidados devidos, com acompanhamento veterinário regular, uma dica é contar com um plano de saúde para cachorros.

Você terá a tranquilidade de poder levar seu shihtzu ao veterinário periodicamente e em caso de emergências, a um custo mais baixo, já que você paga uma mensalidade condizente com seu orçamento.

Redação: Dog Life

Veja Mais...

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato