Meu Shih Tzu está quieto e triste: O que pode ser? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu Shih Tzu está quieto e triste: O que pode ser?

Se você tem um shih tzu em casa, já imagina: shih tzu quieto e triste é porque, provavelmente, tem algo de errado.

Mas, o que pode ser quando o shih tzu está muito quieto? Neste post, vamos mostrar quais as razões que tornam os cães apáticos e sem energia e o que você deve fazer para cuidar.

Shih Tzu quieto e triste, o que pode ser?

Meu Shih Tzu está quieto e triste: O que pode ser?

De fato, se o shih tzu aparenta estar triste e fica mais quieto que o normal, é provável que seja sinal de alguma doença física ou até mental, como a depressão, ou apenas que algo está incomodando, como mudanças em sua rotina.

Mudanças de casa

O shih tzu está acostumado com o ambiente em que vive. Se você e sua família se mudaram recentemente, pode ser que ele esteja estranhando o novo lar, mas isso é normal. 

Ele precisa de alguns dias ou semanas até se adaptar e se sentir confortável novamente no novo espaço.

Mudanças na família

Os shih tzu são também integrantes da família e eles sentem quando há mudanças repentinas. Uma separação do casal, um filho que sai de casa, uma viagem mais longa ou até mesmo a chegada de um novo membro – seja um novo animal, um bebê ou o idoso que vai morar com os filhos, por exemplo.

Repressões ou agressões

Se seu shih tzu fez algo que você não gostou e você o repreendeu de forma agressiva, ele pode ficar triste por isso.

Ficar muito tempo sozinho ou sem passear

É muito comum que alguns cachorros filhotes recebam muita atenção e, quando adultos, sejam deixados de lado. Ou, ainda, que os tutores saiam para trabalhar e deixem seus animais sozinhos por muito tempo.

Depressão canina

A depressão é uma doença psicológica que atinge não somente os humanos, mas também os cães. Situações mais sérias de abandono, agressão ou a morte do tutor, por exemplo, podem levar à depressão.

Como saber se meu shih tzu está doente?

Se seu shih tzu está triste e não come ou apresenta outros sinais, pode ser que ele tenha contraído alguma doença. Mas quais os sintomas de um shih tzu doente?

O organismo dos cães responde de maneiras diferentes de acordo com a doença, por isso é tão importante a avaliação de um veterinário, mas você pode observar alguns sintomas comuns a várias doenças, como:

  • Shih Tzu triste e com febre
  • Vômito e diarreia
  • Falta de apetite
  • Coceira ou queda de pelos
  • Secreção nasal e nos olhos
  • Respiração ofegante
  • Muita sede
  • Olhos avermelhados e outros.

O que fazer quando seu shih tzu está desanimado?

Observe seu shih tzu no dia a dia. Se a mudança de comportamento não vem acompanhada de outros sintomas ou se durar um ou poucos dias, procure dar mais carinho, garantir uma boa alimentação, estimular os cães com brinquedos ou levar para passear para que ele se sinta melhor.

Caso o desânimo apareça junto com outros sinais – como febre, falta de apetite, diarreia ou os sintomas que mostramos acima – e dure por mais tempo, procure um veterinário.

Redação: doglife

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato