O que fazer quando o Shih Tzu coça muito a orelha? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que fazer quando o Shih Tzu coça muito a orelha?

Descubra quais são as diferentes razões para o coça coça na orelha do shih tzu. Descubra quais são as diferentes razões para o coça coça na orelha dos shih tzu.

Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu shih tzu são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. 

De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu shih tzu ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no shih tzu, vale a pena ficar atento. 

1) Acúmulo de sujeira

Assim como acontece com a dentição canina, que precisa ser escovada com frequência, limpar a orelha do seu shih tzu também é algo que deve acontecer regularmente. 

Além disso, com o hábito de limpar a orelha do shih tztu, você consegue acompanhar a saúde dessa região mais de perto. 

2) Otite canina 

A otite é uma das inflamações de ouvido de shih tzu mais comuns que existem e pode ser causada pela falta de limpeza frequente da orelha do shih tzu. 

A otite canina também pode ser causada por parasitas e por alergias crônicas que o animal já tem.

Além da coceira, é comum que o shih tzu sinta dor e chore quando você tentar mexer na orelha e também pode ter excesso de cera, perda de audição, cheiro forte na orelha e perda de apetite por causa da dor.

Para tratar a otite, você vai precisar da orientação de um veterinário para receitar um remédio para dor de ouvido de cachorro

3) Carrapatos ou pulgas

Outro fator que pode causar coceiras intensas no ouvido do seu cachorro é a proliferação de parasitas como os carrapatos, pulgas e, até mesmo, os ácaros, responsáveis por diferentes tipos de sarnas.

Para resolver o problema, você pode usar desde shampoos e sabonetes até medicamentos orais e tópicos no animal e produtos específicos para cuidar do ambiente. 

Também é importante contar com a orientação de um veterinário nesse caso. 

4) Alergias

Os shih-tzu que têm alergias e dermatites tópicas também podem desenvolver uma coceira frequente nos ouvidos. 

Isso acontece porque a parte de dentro das orelhas do shih tzu também é composta por pele, ou seja: também pode ser afetada, dependendo do tipo de alergia que o seu shih tzu tem. 

Alergias alimentares também podem se manifestar na orelha do shih tzu, fique atento!

5) Fungos

A parte interna das orelhas de um shih tzu oferece o ambiente ideal com calor e umidade para a proliferação de fungos e bactérias que podem ser as grandes vilãs da coceira na região. 

Se esse for o caso, é comum que o animal tenha outros sintomas, como o inchaço e ardor. Em casos mais graves, a infecção também pode afetar o tímpano do shih tzu e, por isso, deve ser imediatamente diagnosticada e tratada.


Redação: Ariel Cristina Borges - Patas da Casa

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato