Por Que o Shih Tzu Lambe o Dono? As Principais Razões - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por Que o Shih Tzu Lambe o Dono? As Principais Razões

 Existem muitas razões para explicar porque o shih tzu lambe o dono. A maioria dos tutores acredita que trata-se apenas de uma demonstração de carinho, mas nem sempre essa é a única razão para o ato.

As lambidas também são, de uma maneira geral, a forma mais eficiente para eles explorarem o mundo durante sua fase de crescimento.

As mães, por exemplo, lambem por um comportamento instintivo, colocando seu “cheiro” em sua própria ninhada. 

Com isso, os filhotes reconhecem sua matilha através do cheiro em comum. Os filhotes também podem lamber suas mães para pedir comida.

Porque o shih tzu lambe o dono?

1 – Identificação

A lambida é a principal técnica que o shih tzu utiliza para reconhecer nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. Sim, a língua canina é realmente muito poderosa!

2 – Ansiedade

Se o seu shih tzu te lambe sem parar, mesmo quando você já demonstrou que recebeu lambidas suficientes, ele pode estar apresentando um problema de ansiedade. 

Sim, talvez ele não consiga gastar toda sua energia durante o dia, e as lambidas são uma forma de extravasar esse sentimento com você.

3 – Submissão

Outro comportamento comum dos shitzu e que muitos tutores não compreendem é o excesso de lambidas nos pés do tutor. Esse costuma ser uma demonstração de submissão e respeito.

É a maneira mais simples que os cães encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar.

4 – Para chamar a atenção

Muitos cães costumam desenvolver um excesso de latido para chamar a atenção de seus tutores. Porém, em alguns casos, o tutor pode ser surpreendido por lambidas quando está descansando.

Por que os cães lambem uns aos outros?

Muitos tutores também não entendem porque os shih tzu lambem uns aos outros. Isso acontece porque dentro da boca do animal há um órgão chamado de “vomeronasal”, também popularmente conhecido como “órgão de Jacobson”, em homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson.

Esse órgão está localizado na cavidade bucal, e auxilia as funções respiratórias dos cães. No contato com outros cães, esse órgão é responsável por identificar a presença de feromônios, sendo capaz de atrair presas e até mesmo considerar qual é a parceira mais apta para a reprodução.

Via: fisiocarepet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato