Por que o Shih Tzu não quer Comer? - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Por que o Shih Tzu não quer Comer?

Quando o shih tzu não quer comer ração, a primeira explicação a ser considerada é que ele está enjoado do sabor do alimento, principalmente quando se trata de uma ração que ele já come há um bom tempo.

Como ação imediata para que seu shih-tzu volte a comer, você deve trocar o sabor do alimento. Caso ele não volte a se alimentar normalmente, procure a ajuda de um veterinário, pois o problema deve estar associado a alguma doença. Acompanhe nossas  dicas para identificar qual a origem dessa falta de apetite do shih tzu.

Mas e quando o shih tzu se recusa a comer a ração?

O primeiro passo é identificar o motivo pelo qual o shihtzu se recusa a comer.

 Ele pode estar acostumado a comer comida caseira e apresentar resistência a aceitar a ração própria para cães, pode ser uma troca de ração a que ele ainda não se acostumou ou ainda ser alguma doença que tirou o apetite do animal.

Por que o shih tzu filhote não quer comer?

- Filhotes de shih tzu devem começar a receber a ração para filhotes logo após o desmame. Não dê nenhum alimento além do leite materno e da ração, pois se ele se acostumar a comer carne ou outro alimento, mais tarde vai rejeitar a ração quando for oferecida.

O que fazer quando o filhote de shih tzu não quer comer?

Esquente a ração por 15 segundos no microondas - isso ajudará a liberar o cheiro da ração e deixará ela mais mole;

Busque uma ração com alta palatabilidade;

Invista em rações naturais livres que corantes e conservantes artificiais;

Não ofereça nenhum outro tipo de alimento, pois o shih tzu sentirá fome e aceitará a ração com mais facilidade - depois de retornar a rotina de alimentação normal, poderá voltar a ofertar snacks, por exemplo.

Por que o cachorro shih tzu adulto não quer comer?

- Shih Tzu adultos que sempre comeram comida caseira com carne têm muita dificuldade de aceitar a ração para cães, mesmo assim é possível fazer a troca aos poucos. 

Se o SHIH TZU está acostumado a comer arroz com carne, você pode experimentar trocar o arroz por ração e, gradualmente, ir diminuindo a quantidade de carne até que ele se habitue à ração pura.

- Se o cachorro estiver habituado a comer a ração e de repente passar a recusá-la, mesmo que você tenha mudado o sabor, a falta de apetite pode ser sintoma de algum problema de saúde. Nesse caso, é importante levá-lo ao veterinário.

Troquei a ração do meu SHIH TZU e ele está com diarreia. O que pode ser?

Está pensando em trocar a ração do seu shih-tzu? Saiba que é muito importante seguir um passo a passo e fazer isso de forma gradual. Não é recomendado mudar de uma vez só a ração do shih tzu, pois o animal pode desenvolver diarreia.

O processo de transição dura em torno de 15 dias. Dessa forma evita-se a diarreia pós troca de ração. Aconselhamos que você misture a ração antiga com a nova e vá aumentando a quantidade de ração nova no potinho.

Qual a melhor ração para shih tzu?

Lembre-se que uma boa nutrição é essencial para o desenvolvimento do seu amigo de todas as horas. A ração tem que proporciona diversos benefícios para seu shih tzu, pois tem que ser um alimento com formulação 100% natural, sem corantes e conservantes artificiais, feito com ingredientes selecionados. Tudo isso proporciona uma alta digestibilidade e muita energia para seu shih tzu.

Falta de apetite em shih tzu por excesso de ração

Antes de serem domesticados, os cães não tinham previsão de quando seria sua próxima refeição e seu comportamento guloso é reflexo disso. 

Portanto deixar ração disponível para o shih tzu o tempo todo não é bom, pois pode causar obesidade. Além disso, se a ração ficar exposta por muito tempo pode atrair formigas, ratos e baratas.

É muito importante oferecer a ração somente nos horários e quantidades corretas para evitar que o shih tzu fique acima do peso, e assim é possível saber se ele está realmente se alimentando e o quanto.

Dicas para o shih tzu ter vontade de comer

Quando a falta de apetite não é causada por um problema de saúde, você pode seguir outras dicas além das que já destacamos:

  • evite oferecer muitos petiscos;
  • nunca ofereça alimentos não balanceados;
  • tente mudar os horários das refeições;
  • invista em brincadeiras e passeios com o shih tzu;

Redação: naturalistotalalimentos


Recomendamos