Porque o Shih Tzu se coça e se lambe Tanto? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque o Shih Tzu se coça e se lambe Tanto?

Muitos tutores já devem ter presenciado seus SHITZU passando diversos minutos lambendo a pata, coçando a orelha compulsivamente ou mordendo uma parte específica do corpo. Você já se perguntou por que o shitzuse lambe?

Além de ser desconfortável para o shitzu, a persistência do comportamento também pode representar um perigo a saúde do shitzu, principalmente nos casos mais graves e persistentes.

As causas comportamentais de lamber decorrem do fato de que os cães são animais que interagem entre si por natureza. A lambida pode ser:

  • – Comunicação :como no caso de uma mãe cachorra e seus filhotes
  • – Submissão: de um cão para outro
  • – Sinal de afeto: como quando um shihtzu lambe ou “aperta” o rosto/orelhas de outro.

Além dessas três razões principais, não se esqueça, nossa pele salgada pode simplesmente ter um gosto bom para cães, especialmente após um treino suado.

Por que o shitzu se lambe?

– Alergias: O seu shitrzu pode ter desenvolvido uma irritação na pele ou uma dermatite ao entrar em contato com uma substância específica. A alergia pode ser um resultado de uma comida ou ambiental.

– Tédio e/ou ansiedade: Do tédio e ansiedade o shitzu pode desenvolver um transtorno compulsivo obsessivo que se manifesta através de mordidas e lambidas incessantes.

– Pele seca: A mudança no clima ou deficiência em ácidos graxos na alimentação do shitzu (que auxiliam na proteção e hidratação da pele) pode deixar o cão com pele seca. O animal pode responder ao desconforto coçando o local.

– Desequilíbrios hormonais: Em casos de desequilíbrio nos hormônios produzidos pela tireóide ou excesso de cortisol, o corpo pode reagir com infecções de pele superficiais, causando coceira.

– Dor: Excessiva coceira, lambidas ou mordidas pode significar que o shitzu está com dor em determinado local do corpo. 

Verifique o local que o cachorro está focando para checar se não há algo errado. É comum, por exemplo, que espinhos se prendam entre os dedos, e as mordidas na verdade sejam uma forma do shitzu de remover o objeto. 

Mordidas e lambidas compulsivas na pata também podem indicar possíveis problemas ortopédicos.

– Parasitas: Uma das causas mais comuns para mordidas e lambidas excessivas pode sim vir da presença de parasitas, como ácaros, pulgas e carrapatos. 

Mesmo que você não possa ver a olho nu, como no caso dos ácaros, ou as pulgas que muitas vezes passam despercebidas, não significa que este não seja um caso de infestação.

O que fazer com as incansáveis mordidas, lambidas e coceiras do meu shitzu?

Como visto acima, há diversos motivos para o shitzu morder, lamber ou coçar incessantemente um local no corpo.

Primeiro é importante determinar o que pode ser a causa do comportamento para então partir para um tratamento;

Em segundo lugar, cheque em busca de sinais de ferimento ou então se há algum tipo de infecção. Nesse caso é bom que o veterinário analise e então trate a área;

Se encontrar um objeto embutido no pata do shitzu, remova-o e então passe antisséptico no local;

Mantenha a alimentação do seu shitzu equilibrada e garanta que ele esteja recebendo todos os nutrientes necessários;

Além disso, evite colocar químicos nas áreas que seu shitzu tem acesso;

Todos os produtos usados no shitzu(ex. shampoos, perfumes, condicionadores) devem ser de uso aprovado por veterinários. Não utilize produtos para humanos no seu shitzu;

Se houver a presença de parasitas, consulte o veterinário para descobrir que o melhor remédio para o problema.

Se não houver nenhuma causa aparente e mesmo assim seu shitzuestiver continuando o comportamento, o melhor a se fazer é levar ao médico veterinário.

Redação: Portal do dog

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato