Porque os Shih Tzu lambem as Patas antes de Dormir? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque os Shih Tzu lambem as Patas antes de Dormir?

Donos de shih tzu estão acostumados a vê-los se lambendo. Essa é uma forma natural destes animais se higienizarem, por isso se tronar uma habito deles antes de ir dormir. 

No entanto, se essa mania não parar, ela pode ser um sinal de alerta. Fique informado do porquê os shih tzu lambem as patas e livre seu shih-tzude desconfortos.!

HÁBITO CANINO — POR QUE OS SHIH TZU LAMBEM AS PATAS?

Porque os Shih Tzu lambem as Patas antes de Dormir?
Mamãe do Shih Tu: Sueli Pereira Da Silva

É normal achar fofinho quando um shih tzu lambe suas patas e, apesar de não se limparem como os gatos, uma lambida ou outra não representa mal algum. 

O problema é quando a frequência aumenta, pois em excesso as lambidas podem sinalizar uma série de problemas.

Veja os principais motivos que causam lambidas compulsivas:

1. PASSEIOS NO CALOR

Apesar desse ato ser muito recomendado entre os veterinários, é importante ter atenção ao passear no calor. 

As patas dos shi tzu possuem “almofadas digitais” também chamadas de coxins, que ao entrar em contato com o calor excessivo podem machucar.

2. RAZÕES EMOCIONAIS

Assim como algumas pessoas roem as unhas quando estão ansiosas ou nervosas, com os shih-tzu não é diferente. 

Eles também ficam estressados e com tédio, o que pode fazer desenvolverem manias para liberar o stress. 

3. PROBLEMAS DE PELE

Um dos problemas mais comuns nos shih tzu são as doenças dermatológicas e alérgicas, o que ocasiona coceiras, mordidas e lambidas pelo corpo, inclusive nas patas. 

Se você já sabe que o diagnóstico do seu pet é um dos citados acima, é bem provável que as lambidas sejam por isso.

4. PARASITAS

Outro fator comum do porquê os shih tzu lambem as patas são os temidos parasitas. Carrapatos, fungos e pulgas são extremamente incômodos, podendo chegar a transmitir doenças e coceiras desconfortáveis, que chegam a ferir a pele do shih ztu. 

5. RESÍDUOS NAS PATAS

Sobretudo após passeios nas ruas ou parques, as patas podem entrar em contato com pedras, sementes, farpas de árvores e outros resquícios de materiais. 

Então depois de passear com seu pet, cheque se há algo e se houver, retire com cuidado. 

OUTRAS CAUSAS E COMO RESOLVER

Banhos frequentes, brincadeiras, um pouco mais de atenção e ambientes limpos podem amenizar as lambidas, mas para garantir, procure um profissional. 

Apesar de existirem tratamentos caseiros para resolver este hábito, seja qual for o caso, é imprescindível visitar um veterinário. Somente com um diagnóstico preciso é possível saber como resolver o problema do seu shih tzu.

Redação: Veterinario alphaconde

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato