Preciso me preocupar com a remela no olho do meu Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Preciso me preocupar com a remela no olho do meu Shih Tzu?

A remela que se forma no canto dos olhos dos shih tzu é uma condição normal e que não exige preocupações na maioria dos casos. 

Contudo, é importante ficar atento às características dessa remela, para perceber quando esta aparentemente inofensiva secreção pode ser um indício de algum problema de visão no shih tzu.

Para entender o que é a remela e quando ela merece preocupação, é preciso saber exatamente como essa secreção se forma. 

Em primeiro lugar, vale dizer que a remela é comum em todos os mamíferos, inclusive nos seres humanos. 

Todos os animais acordam com essa camada de secreção nos olhos, e isso é resultado dos elementos que contribuem para a lubrificação ocular, como, por exemplo, a lágrima.

A remela dos shih tzu

No caso dos shih-tzu, a remela assume uma aparência mucosa e meio amarelada

Se o seu shih tzu acorda todos os dias com um pouquinho dessa secreção nos olhos, saiba que isso é absolutamente natural. Você pode limpar essa sujeirinha com um algodão umedecido logo pela manhã.

Mas atenção: se o seu animal tem apresentado um excesso de remela nos olhos, é importante ficar atento e procurar um veterinário especializado em oftalmologia canina. Os olhos remelando de forma frequente e constante podem ser um indício de doença ocular.

Quando a remela pode despertar preocupação?

O excesso de remela nos olhos dos shih tzu pode indicar várias doenças, como alguns tipos de alergias, irritações oculares, conjuntivite e, até mesmo, inflamações da córnea. 

Por isso, ao perceber a produção excessiva de remela, olhos avermelhados e irritados e inchaços na área ocular, é fundamental buscar a ajuda de um veterinário para diagnosticar uma possível doença e tratá-la rapidamente.

Quando os fluidos dos olhos dos animais não drenam de forma completa e geram muitas secreções, é possível que os shitzu estejam com glaucoma ou outro tipo de problema degenerativo que pode levar à perda da visão.

Em todos estes casos, é importante reforçar, mais uma vez, que o dono do shih-tzu notará algumas ocorrências estranhas, como o acúmulo de muita remela nos olhos do shih ztu e coceira em excesso. Perceber que o shih tzu está inquieto e que pisca excessivamente os olhos também é motivo de preocupação.

O melhor a se fazer ao notar mudanças nos olhos dos shih ztu é buscar ajuda profissional

Ser negligente com a saúde ocular dos animais pode levar a problemas mais sérios e, consequentemente, à cegueira. Por isso, tenha sempre muita atenção e cuidado com os olhos do seu melhor amigo!

Saber diferenciar a simples remela causada pelo ressecamento das lágrimas das secreções que podem indicar doenças é importante, pois ajuda a prevenir problemas que afetam a qualidade de vida do shih tzu.  

Invista na prevenção!

Cuidar da saúde ocular do seu shih tzu é uma prova de amor e dedicação ao bichinho. Leve seu amigo pet para consultas regulares e anuais com o veterinário oftalmologista. 

Redação: Olho clinico

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato