Quantos banhos O Shih-Tzu pode tomar no Mês? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantos banhos O Shih-Tzu pode tomar no Mês?

 Ver seu shih tzu com os pelos brilhantes, penteados e com aroma de shampoo é, realmente, muito agradável. 

A vontade é de dar banho nele várias vezes na semana, afinal, nada melhor que aquele cheirinho pós-banho!

Mas será que pode dar banho em shih tzu  com tanta frequência? É sobre isso que vamos falar hoje.

Entenda tudo sobre o banho do seu shih tzu, qual é a periodicidade ideal e aprenda a dar banho como se o seu shih-tzu estivesse indo ao pet shop!

Qual é a periodicidade ideal para dar banho no shih tzu?

No caso dos shihtzu com pelos que parecem cabelo humano, como o Shih-tzu, a recomendação é diferente. Eles acumulam muita oleosidade na pele e, por isso, o banho pode ser mais frequente: a cada 7 ou 10 dias.

O banho em excesso pode gerar consequências graves ao shitzu, como:

  • A remoção da oleosidade da pele, uma proteção natural contra fungos e bactérias, o que o deixa mais suscetível a alergias e doenças dermatológicas.
  • Acúmulo de umidade entre os pelos, o que também favorece a proliferação de microrganismos que fazem mal à saúde.
  • Baixa imunológica, já que o banho também remove as bactérias boas, ou seja, aquelas que ajudam na proteção do organismo e da pele. O banho em dias frios e a mudança brusca de temperatura no corpo também podem reduzir a imunidade.

Estilo de vida

Se o seu shihtzu não tem o costume de se sujar, como aqueles que vivem em apartamentos, tem pelos curtos, não convive com outros animais e é menos ativo, é possível dar banhos até mensalmente.

Nesses casos, é interessante higienizar ao menos as patinhas ao voltar do passeio e antes de entrar em casa. Essa é uma atitude importante para proteger a sua casa contra os microrganismos trazidos da rua.

Saúde do seu shih tzu

Além da característica dos pelos, é importante considerar que cada cãozinho tem suas particularidades. Converse com o veterinário para definir a melhor periodicidade para ele.

Se o seu shih tzu tem Dermatite Atópica Canina, por exemplo, a lavagem pode ser recomendada com mais frequência e com produtos especiais para remover os microrganismos que causam alergias e pruridos; se ele tem recorrência de otite e outras inflamações, é melhor reduzir a frequência.

Banho em shi tzu filhote

O banho é recomendado apenas a partir do segundo ou terceiro mês de vida (consulte o veterinário) e sempre deve ser dado em casa. Até esse período, limpe sua barriga e a região genital apenas com uma toalhinha úmida.

3 dicas para dar banho no shih tzu em casa

Quando o assunto é banho, é importante prestar atenção em alguns detalhes para cuidar da saúde do shitzu, mantendo-o limpinho.

1. Dê preferência aos dias mais quentes

Em dias frios, as trocas de temperatura que ocorrem no banho podem causar doenças respiratórias em seu cão e baixar sua imunidade. 

O calor ainda ajuda a secar os pelos naturalmente, reduzindo os riscos de fungos e bactérias se proliferarem.

Por isso, procure levá-lo ao pet shop ou dar banho em casa em dias mais quentes. No inverno, portanto, reduza a frequência dos banhos. 

É provável que seu cão se suje menos nessa estação também, permitindo que você o lave apenas uma vez ao mês.

2. Escove os pelos diariamente

A escovação tem um importante papel ao remover o excesso de sujeira da pelagem e ainda ajudar a não embaraçar e acumular resíduos e células mortas, que causam o mau cheiro. 

Os pelos com nó podem até dificultar a locomoção do shih tzu.

Então, se você quer manter seu cãozinho limpo todos os dias, uma dica é escovar os pelos diariamente. Para cães de pelos curtos, pode-se escovar a cada dois ou três dias.

3. Faça a tosa higiênica

Outra alternativa para manter seu cão com cheiro agradável e livre de nós nos pelos é a tosa higiênica. A partir de um ano de idade, seu shih tzu pode ser tosado mensalmente ou até com mais frequência, se os pelos crescerem muito rápido.

Pode passar perfume no shih tzu?

Apesar de muitos tutores adorarem o perfume dos shampoos, os veterinários indicam que os produtos utilizados no banho tenham o mínimo de aroma. 

Os shampoos com perfume podem causar alergias aos shih tzu, tanto respiratórias quanto de pele, além de causar incômodo.

Lembre-se que o olfato canino é bem mais apurado que o nosso.

Se o seu shih tzu está com muito mau cheiro e a frequência de banhos não está suficiente, é interessante consultar um veterinário. 

O odor pode ser sintoma de alguma alteração na pele e os exames clínicos e laboratoriais poderão identificar se há um problema de saúde.

Via: doglife 

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato