Shih Tzu lambendo a pata: O que o isso pode indicar? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu lambendo a pata: O que o isso pode indicar?

 Todo shihtzu adora passear com seu tutor. Seja em parques, em praças ou na praia, esse é um momento em que ele se distrai, fortalece suas patinhas e ainda gasta um pouquinho das suas unhas. 

Após esses passeios, você já notou o seu shihtzu  lambendo a pata? Se em alguma ocasião você já reparou essa atitude, algo de errado pode estar acontecendo.

Na maioria das vezes, os shitzu mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse.

 Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde deles e, por esse motivo, é muito importante saber a causa dessa prática e evitá-la ao máximo.

Por que vejo meu shihtzu lambendo a pata?

Quem tem um shitzu em casa sabe que é muito comum vê-los passando a língua por diversas partes do corpo. Porém, se isso ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de que algo não está indo bem.

Se depois de um passeio você perceber seu shih tzu mordendo a pata pode ser que esse momento não tenha sido tão agradável. 

Na maioria dos casos, ele faz isso porque pode ter queimado a patinha devido à temperatura do chão — e, por isso, está sentindo um pouquinho de incômodo.

Os shih tzu possuem “almofadas digitais” nas patinhas, conhecidas também como coxins. Quando o chão está muito quente, são elas que sentem o impacto e, consequentemente, causam incômodo.

Outra causa da coceira em shih ztu na região das patas pode ser devido a algum machucadinho.

 Ocasionalmente, alguma pedrinha ou caco de vidro pode ter causado alguma lesão e, por isso, ele está sentindo um pouquinho de dor e desconforto.

Às vezes, o shih tzu possui esse hábito por alguma alteração emocional ou psicológica. Cãezinhos muito estressados ou ansiosos, por exemplo, podem desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse a ansiedade.

Como cuidar da pata de shih tzu?

Por mais comum que seja um shih tzu lambendo a pata, devemos nos atentar se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. 

Isso porque, quando o shih tzu passa passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, ela ficam mais úmidas, podendo assim  acumular mais fungos.

Escolher horários mais frescos (início do dia e finais de tarde) para passear com o seu shih-tzu é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. Antes da atividade, verifique a temperatura do chão e, se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora.

Se perceber que o seu shitzu tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para que ele gaste toda a sua energia e se divirta ao seu lado — e caso esteja interferindo em sua saúde, levá-lo ao veterinário para uma consulta.

Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário. 

Ele recomendará os melhores medicamentos para essas ocasiões e logo seu shih tzu estará bem novamente.

Dicas para evitar a coceira em shih tzu

Com certeza você não quer ver seu shih-tzu incomodado com a coceira na patinha, não é? Para isso, devemos aplicar alguns cuidados ao nosso dia a dia. Alguns deles são:

Utilizar calçados específicos para animais de estimação. Atualmente, existem meias especiais para o seu amiguinho. Com elas, ele estará muito mais protegido — mas lembre-se: só as utilize durante os passeios, pois o uso excessivo pode incomodar o animal;

Mantê-lo sempre em um local limpo e higienizado,

Utilizar os cosméticos específicos para animais de estimação, assim deixando-o sempre limpinho e cheiroso.

Se você notar seu shihtzu lambendo a pata mesmo após essas dicas, o ideal é levá-lo ao veterinário. Dessa forma, estará sempre protegido e pronto para os melhores passeios ao seu lado.

Lembre-se: cuidar da saúde do seu shih-tzu de estimação é uma das melhores formas de demonstrar tudo o que mais precisa — carinho, e é claro, muito amor!

Via: petz

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato