7 Situações que o seu Shih Tzu te ignorou - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Situações que o seu Shih Tzu te ignorou

Fingir que não te escuta e só comer ganhando ração na boca estão entre as atitudes que mostram que seu shih tzu está te adestrando

Você é daquele tipo de dono que faz de tudo para o seu shih tzu, como se ele fosse gente? E não importa o que seja: vai desde dar comida na boca até desistir de dar uma bronca por causa da carinha de coitado que ele fez. Cuidado, você pode estar sendo adestrado pelo shih tzu, o que não é benéfico para nenhum lado. 

O adestrador André Almeida, do Adestramento Comportamental, lista 8  situações em que os donos fazem "papel de trouxa" e explica porque elas acontecem. 

1. O shih tzu pede comida toda hora e você acha que ele está com fome

Mamãe do shih tzu: Ana Paula Firmino
Apesar da carinha de pidão super fofa, provavelmente o seu shih tzu não está com fome, ele só quer ganhar atenção. 

2. Pega as suas coisas (chinelo, meia) sem permissão e você acha fofo

O comportamento não é fofo. É apenas mais uma forma que seu shih tzu encontrou para chamar a sua atenção - e você sempre cai nessa! 

"Assim, ele consegue carinho ou uma bronca. Dependendo da situação que ele estava, até uma bronca é melhor do que não receber nada”, explica André. 

3. Você se derrete com a cara de coitado que o shih tzu faz quando apronta

Mais uma vez, seu shih tzu fez o que quiz com você. "O dono briga com o shih tzu, ele faz aquela cara de 'desculpa'. O que vem depois é um carinho. 

Ele vai entender que o que ele fez foi bom", afirma o adestrador. Prepare-se para outra bagunça em breve. 

4. Finge que não escuta quando o dono chama

Você viu?

Ninguém gosta de ser ignorado, mas se for pelo cachorro está tudo bem? Quem manda em quem? 

Normalmente isso acontece porque você não tem algo que interessa ao cão". "Se você fala 'tó' ele vem correndo porque entende que vai ganhar algo. Mas se você emenda o nome dele com um tom bravo, ele entende que é algo ruim e vai te ignorar."

5. O shih tzu faz tudo sozinho... quando quer 

Subir as escadas, na cama, no sofá, jogar a bolinha. O seu shih tzu consegue fazer tudo isso, mas quando você está por perto desaprende, é você que tem de fazer tudo por ele. "Seu shih tzu está te treinando".

6. Se recusa a comer e você dá a comida na boca dele

Essa é outra coisa que o seu shih tzu poderia fazer perfeitamente sozinho, mas, por algum motivo, você acaba achando que não. 

É tudo uma bola de neve: o shih tzu não tem horário para comer ou come muito, aí quando você quer que ele coma, ele não está com fome. E a culpa disso é toda sua.

7. Faz várias coisas erradas até você decidir levá-lo para passear e, quem sabe, acalmá-lo

Mesmo que você não esteja com disposição para passear com o cachorro, ele consegue tudo que quer - isso já ficou claro nas situações anteriores. 

"O shih tzu  vai mudando o comportamento até ganhar que deseja.  Ele late e não adianta, aí ele morde o pé da cadeira e você vai buscar a coleira. Pronto, objetivo alcançado."

Redação Canal do Pet

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato