8 Dicas de para Deixar a ração Do seu Shih Tzu mais Saborosa - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

8 Dicas de para Deixar a ração Do seu Shih Tzu mais Saborosa

 A boa nutrição dos shih tzu é uma das preocupações dos tutores responsáveis. Garantir que os shih tzu recebam todos os nutrientes para se desenvolver e manter a saúde é fundamental. 

Mas alguns shih tzu enjoam da ração, ou parecem dar preferência aos alimentos humanos. O que fazer para deixar a ração mais saborosa?

Como deixar a ração para shih tzu mais saborosa?

Mamãe do Shih Tzu: Helena Pereira

Mas, mesmo assim, alguns pequenos truques podem deixar a ração mais saborosa, sem os inconvenientes da troca de produtos – parte dos shih tzu apresenta distúrbios gastrointestinais quando os tutores mudam a marca.

As dicas para deixar a ração mais saborosa

Em primeiro lugar, sempre que for necessário trocar a marca da ração, é importante oferecer o novo alimento gradualmente. 

No primeiro dia, devem ser oferecidas quatro partes da ração antiga para uma parte da nova, reduzindo a proporção do “alimento velho” dia a dia, para evitar enjoos e diarreias.

1. Ração úmida

Apenas para variar o cardápio, pode ser oferecida ração úmida uma ou duas vezes por semana: uma ocasião especial para variar a rotina. As rações úmidas apresentam sabor e aroma mais intensos, o que estimula o apetite dos shih tzu.

2. Água

Um truque bastante fácil para deixar a ração dos shih tzu mais saborosa é usar o elemento vital: a água. Basta ferver e derramar a água quente sobre o alimento – que, evidentemente, precisa ser composto por grãos mais duros e firmes.

3. Ovo

É difícil encontrar um shih tzu que não goste de ovos. Isto é muito bom, porque este é um dos alimentos mais completos que podemos oferecer para os peludos. Os ovos devem ser cozidos (cães não devem receber frituras).

4. Iogurte

É mais uma unanimidade entre os shih tzu. O produto deve ser escolhido de acordo com as condições de saúde dos shih tzu. 

Enquanto alguns se beneficiam com a dose extra de gordura, açúcar (lactose) e cálcio, outros podem exigir o iogurte desnatado, menos gorduroso e, portanto, sem afetar o peso dos cachorros.

5. Ervas

Algumas ervas melhoram o sabor da ração e, apesar da pequena quantidade, fornecem alguns nutrientes importantes. 

Basta salpicar a tigela de ração com orégano (rico em antioxidantes), hortelã e erva-doce (dois excelentes digestivos) ou alecrim (fonte de ferro e fibras).

6. Vegetais

Mas existem maneiras mais simples de tornar a ração mais saborosa e atraente. A simples oferta de alguns vegetais triturados sobre o alimento já desperta o apetite dos shih tzu. 

É possível oferecer batata, cenoura, beterraba ou abobrinha ralada para dar um ar diferente às refeições.

7. Novos aromas

Outra opção é alterar o cheiro da ração. O mesmo produto ganha uma “cara nova” com um simples odor diferente. 

Pode-se conseguir isso deixando um pedaço pequeno de carne seca no pote do alimento. O truque não altera a composição da ração e pode ser usado o pedaço mais gorduroso.

8. Molhos especiais

A ração de transforma em um prato de festa com a simples adoção de um molho. A receita é simples e garante uma ração hidratada, aromática e com novos sabores. 

Os molhos podem ser feitos com legumes e carnes, de acordo com as preferências dos shih ztu.

O shih tzu enjoa da ração?

Em alguns casos, isso pode acontecer. Quase sempre, porém, ele sabe que existem outras opções, como os petiscos e os pedaços de lanches oferecidos pelos tutores durante o dia. 

Se os cães se acostumarem a receber guloseimas ao longo do dia, eles poderão rejeitar a ração, por achá-la insípida e sem graça.

Enjoar da ração é uma situação rara, porque os shih tzu apresentam menos papilas gustativas do que os humanos (até cinco vezes menos) e isto torna o paladar muito menos seletivo. Eles podem receber o mesmo tipo de alimento todos os dias, sem que isso se torne entediante.

No dia a dia

Nenhum peludo gosta de comer grãos moles, ressecados ou umedecidos – muito menos, embolorados ou roídos por insetos. Além disso, a ração mal estocada se degrada e perde substâncias importantes, que ficam oxidadas.

Não forneça outros alimentos além da ração para o seu shih tzu. Produtos de qualidade são formulados com todos os nutrientes para os shih tzu. 

Uma das principais razões para a recusa de comida são os “lanches” extras oferecidos durante o dia.

Se quiser substituir a ração por comida caseira, o médico também deve ser consultado. Os cães precisam receber refeições balanceadas e completas, assim como nós. 

O veterinário pode sugerir os ingredientes adequados e as trocas que podem ser feitas para tornar os pratos mais atraentes para os peludos.

Redação Cães Online

Recomendamos