O que fazer quando Shih Tzu está no cio? Como funciona - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que fazer quando Shih Tzu está no cio? Como funciona

Quem tem um shih tzu dentro de casa, principalmente uma cadela, sabe que, em determinadas épocas do ano, será necessário lidar com o famoso período do cio, o que pode ser um transtorno para os tutores.

Um shih tzu no cio significa que a maturidade sexual foi atingida, ou seja, quer dizer que a cadela está apta à reprodução. 

O período, também conhecido como “ciclo estral”, começa a fazer parte da vida do shih tzu, geralmente, cerca de oito a doze meses após seu nascimento. Depois disso, a fase acontece novamente de seis em seis meses.

Período delicado para as cadelas shih tzu

A situação de uma cadela shih tzu no cio é delicada, tanto física quanto emocionalmente. Isso porque a cachorra sente desconforto na região da genitália, faz mais xixi do que o normal, além de se sentir irritada e distraída às vezes. O cio costuma dividir-se nas seguintes fases:

Proestro 

É a fase inicial da estimulação hormonal. Nela, a shih tzu já começa a liberar feromônios capazes de atrair shih tzu machos, mas ainda não está apta para cruzar. 

Durante o período, é possível identificar algumas alterações físicas, como edema/aumento da vulva. Além disso, há a presença de secreção levemente avermelhada. A duração média dessa fase é de 5 a 15 dias.

Estro

É nesta fase que a shih tzu está no período fértil. A fêmea pode deixar de apresentar secreção. Além disso, ela se torna receptiva ao shih tzu macho. O estro tem duração média entre 3 a 10 dias.

Diestro

Durante esta fase, ocorrem as estimulações hormonais que permitem a manutenção da gestação (em caso de fecundação/fertilização). Ela acontece mesmo nas cadelas shih tzu que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação.

Tanto é que, é nessa fase que muitas cadelas shih tzu sofrem com a chamada gravidez psicológica. A fase dura, em média, entre 56 e 90 dias.

Anestro

É o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor. Sendo assim, é um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro. A duração média dessa fase costuma ser de 3 a 10 meses.

Cuidados

Saber reconhecer o cio da shih tzu é importante, não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter os shih tzu machos não castrados afastados. 

Lembre-se que, além do risco de uma gravidez indesejada, o contato com cachorros de rua pode expor sua amiga de quatro patas a diversas doenças.

O cuidado mais importante está relacionado em manter o shih tzu , se possível, dentro de casa, em um local próximo a você, para que você consiga avaliar de perto as condições que a cadela apresenta. Sem contar que não pode haver a presença de outros animais neste local.

Ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se o shih tzu está comendo. Durante o cio, é comum cadelas shih tzu apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo. 

Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso também podem causar inflamações na região. Em caso de dúvida, procure um veterinário.

Fraldas caninas atuam como um absorvente para a shih tzu e são grandes aliadas durante o cio. No entanto, a cadela shih tzu no cio não deve ficar com elas o tempo todo. 

O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia, lembrando de dar um tempinho para a cadela fazer suas necessidades sem o acessório. 

Além disso, procure brincar com ela, agradá-la com petiscos, mas sempre respeitando os limites do pet.

Em caso de dúvidas, procurar um médico veterinário. O profissional irá repassar as devidas orientações de como cuidar das cadelas shih tzu neste período, além de realizar consultas com as mesmas, caso haja necessidade.

Redação cvsf.com.br

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato