A VERDADE: O que fazer para o pelo do shih tzu não embolar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

A VERDADE: O que fazer para o pelo do shih tzu não embolar

Criar um shih tzu requer amor, carinho, atenção e muitos cuidados — entre eles, escovar o pelo, não importa se o pelo é curto, médio ou longo:

 esse zelo traz alguns benefícios, como manter a pelagem mais bonita, limpa e brilhante. Além disso, o hábito elimina os pelos mortos do shih tzu e mantém os ambientes por onde o shih tzu circula bem mais limpos.

Em shih tzu com pelagem longa, a frequência da escovação deve ser ainda maior, haja vista a facilidade de formação de nós, que podem se tornar um transtorno, tanto para o tutor quanto para o shih tzu.

Conheça a frequência da escovação

Tente manter uma rotina de escovar a pelagem de seu shih tzu todos os dias ou a cada dois dias. Assim, evitará o acúmulo de pelos pela casa e acostumará seu shih tzu com esse hábito benéfico. 

Dessa forma, não haverá nenhum transtorno na hora da tarefa, pois ele se manterá dócil e tranquilo. 

Aproveite esse momento para checar a pele de seu shih tzu, bem como se ele está livre de pragas, como pulgas e carrapatos.

Material

Deve-se escolher o material necessário para o procedimento. Vale lembrar que nós e bolas de pelo podem se formar por falta de escovação, situações que incomodam muito os shih tzu, além de machucá-los na hora da escovação.

Saiba como escovar

Se o shih tzu for pequeno, coloque-o sobre seu colo, posicione-se em uma cadeira para que o trabalho não se torne muito cansativo.

Siga a direção do crescimento do pelo 

Seguindo a direção do pelo, comece a escovação pela cabeça, costas e laterais do shih tzu. Depois, escove as patas e a sua cauda. 

Não se esqueça do pescoço e das orelhas e, nas raças mais peludas, da barriga — mas cuidado com essa região para não machucá-lo.

Escove-o de maneira suave e delicada — principalmente se for peludo e tiver alguns nós — para que ele goste do contato, tornando mais fácil todas as vezes que você precisar executar essa tarefa.

Retire os nós

Para retirar os nós, comece colocando o shih tzu deitado confortavelmente e selecione pequenas regiões de pelos em que localizou os nós. 

Comece pela região ao redor das orelhas, que é mais incômoda para trabalhar. A melhor maneira de fazer é remover poucos nós ao mesmo tempo. Faça com suavidade.

Utilize um pente

Um pente de metal é a melhor escolha para remoção de nós. Penteie pouco a pouco, pegando o pelo da raiz até as extremidades. 

Dependendo do tamanho do nó, a escovação poderá causar dor, por isso, execute a tarefa vagarosamente.

Corte os nós mais difíceis

A melhor solução para aqueles nós impossíveis de serem retirados com o pente é cortá-los com a tesoura. 

Cuide para não machucar o animal. Essa medida impedirá que o animal sofra muito com a retirada de nós mais difíceis.

Previna a formação de nós

A melhor maneira de prevenir a formação de nós e que seu shih tzu sofra para retirá-los é com a prática diária da escovação. 

Faça desse procedimento uma rotina. Uma boa dica é escová-lo após o passeio do dia. Certamente, ele estará menos agitado.

Como você pôde ver neste post, escovar cachorros traz grandes benefícios para os pets. Faça dessa tarefa uma rotina diária e evite a formação de nós e bolas de pelo em seu melhor amigo!

Redação: Cães e Gato

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato