Como deixar o Shih Tzu sozinho em casa | Dicas infalíveis - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como deixar o Shih Tzu sozinho em casa | Dicas infalíveis

Com os afazeres do dia a dia, compromissos de trabalho, estudos e viagens, muitas vezes, nos impedem de passar o tempo que gostaríamos juntos dos nossos amigos de quatro patas. O que, por sua vez, traz um sentimento de culpa por deixar o shih tzu sozinho em casa.

Entretanto, é possível reduzir a ansiedade do shih tzu e até mesmo tornar esses momentos em casa mais divertidos e seguros. Por isso, acompanhe 4 dicas simples para deixar seu shih tzu sozinho em casa, sem tédio e longe da ansiedade.

Quais os riscos de deixar o shih tzu sozinho em casa?

Os shih tzu são animais extremamente sociáveis, por isso precisam de muita atenção e atividades divertidas para não desenvolver sintomas de estresse e, até mesmo, uma síndrome conhecida por ansiedade de separação.

Essa síndrome resulta em comportamentos destrutivos, como morder ou quebrar objetos e móveis com o intuito de fugir do ambiente em que se encontra e causa, ainda, angústia e vocalização excessiva — latir e uivar em excesso até que o tutor retorne, excesso de salivação e recusa em se alimentar ou beber água.

Que cuidados devem ser tomados ao deixar o shih tzu sozinho?

1. Prepare seu shih tzu para ficar sozinho

A primeira coisa a fazer para que seu shih tyu fique em casa sozinho e em segurança, é prepará-lo para entender a situação como algo normal. 

Comece o treinamento deixando-o sozinho por alguns minutos e vá aumentando esse período de forma gradual. 

Observe os comportamentos do shih tzu e mesmo que ele apresente sintomas, como arranhar a porta, latir/uivar e chorar, não interrompa o processo. Espere ele se acalmar, abra a porta e converse em tom de voz amigável e seguro.

2. Contrate um dog walker

Os shih tzu são animais muito ativos, por isso precisam gastar energia para se desenvolverem com saúde. 

Contudo, para os tutores que não têm tempo suficiente para levá-los para passear e se exercitar ao ar livre, a contratação de um dog walker pode ser a solução.

3. Aposte nos brinquedos interativos

Outro ponto importante é disponibilizar brinquedos e distrações para que o shih tzu não fique entediado durante o tempo em que estiver sozinho.

Aposte nos brinquedos de roer e com texturas diferentes para que ele possa liberar a energia enquanto estiver sozinho. 

Criar pequenos circuitos com brinquedos que estimulem a caça, ou deixar petiscos escondidos, é uma ótima maneira de entreter o shih tzu e não deixar que o tédio tome conta da situação.

Dica: fique de olho na segurança dos brinquedos que você deixará disponível. Certifique-se que seu shih tzu não vá engolir partes que podem causar engasgos ou problemas no sistema digestivo.

4. Fique atento à segurança do ambiente

Atenção ao ambiente é indispensável para garantir a segurança. Pense no shih tzu durante uma possível situação de fuga: observe se as janelas possuem proteção para evitar quedas, se as portas têm proteção e se móveis que podem ferí-lo estão desprotegidos.

Deixar o shih tzu sozinho em casa pode ser um momento de estresse, tanto para o tutor quanto para o shih tzu.

 Por isso, é fundamental pensar em estratégias que minimizem os transtornos, além de programar períodos específicos para dedicar ao seu amigo canino, a fim de melhorar sua qualidade de vida e desenvolvimento.

Redação Dog Vibe

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato